Alegretense recebe condecoração Ordem do Mérito 2024 do MPRS

A alegretense Manoela Castro Diniz Tarragô, filha de Ercio e Edelmira Diniz, casada com Flávio e mãe de João Vítor e Pedro, foi uma das 21 personalidades condecoradas pelo Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Vinte e uma personalidades foram homenageadas na tarde da última segunda-feira (11), com a Ordem do Mérito 2024, a mais alta condecoração do Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS).

Os nomes foram indicados pelo procurador-geral de Justiça, Alexandre Saltz, onde os escolhidos receberam a distinção, nos graus “Grã-Cruz”, “Comendador” e “Oficial”, por seus méritos e relevantes serviços prestados à instituição e à cultura jurídica do Estado.

Alexandre Saltz, em seu discurso, saudou e agradeceu, em nome de todo o Ministério Público, a todos os homenageados, pessoas a quem admira e que, segundo ele, “a sua maneira, fazem a diferença em nossa sociedade”. Falou da atuação de cada um, especialmente, no contexto da tragédia socioambiental que assolou o Estado.

“O exemplo de cada um de vocês em seus trabalhos, junto de suas famílias, certamente faz a diferença na vida de muitas pessoas. Mas, quando abrimos as portas da nossa casa para festejar essas personalidades que aqui se encontram, estamos apenas reforçando um reconhecimento já obtiveram antes”, disse o PGJ.

Emocionado, Saltz ressaltou as dificuldades enfrentadas pelos gaúchos em 2024. “O MP, por exemplo, passou por desafios inimagináveis. Esta sede que hoje vibra por festejar histórias como a de vocês, ficou semanas mergulhada no silêncio bruto da enchente. E toda a dificuldade e desafio que este ano nos apresentou, e que, modéstia a parte, superamos com maestria, torna este nosso encontro e esta nossa homenagem ainda mais importante.”

Falando em nome dos agraciados, o procurador de Justiça do MPRS, Sérgio Guimarães Britto, ressaltou que todos os homenageados são “pessoas ligadas à instituição como membros e servidores, ou fora dela, mas parceiros de primeira hora para qualquer matéria ou atividade. Todos os 20, ao seu tempo e ao seu modo, e dentro dos seus limites pessoais e profissionais, colaboraram para o engrandecimento do Ministério Público, com a consciência de que, ao fazê-lo, estavam contribuindo também para a solução de diversos problemas do Estado e de seus cidadãos”.

Sérgio Britto também lembrou das enchentes e destacou que os escolhidos para a homenagem foram “representantes de várias instituições que, no pior momento do Rio Grande do Sul em maio do corrente ano, não titubearam em – humanitariamente – socorrer o Ministério Público e a sociedade gaúcha com equipamentos e funcionários”. Da mesma forma, os integrantes do MP gaúcho deixaram de lado suas vidas pessoais, “sem limite de horários, para corajosamente se dedicarem de forma integral em atenuar, tanto quanto possível, o sofrimento dos flagelados, numa tarefa hercúlea e melindrosa”. E agradeceu em nome de todos os laureados.

A alegretense recebeu a honraria na categoria “Oficial”, e atualmente é servidora do Ministério Público em Porto Alegre. Manuela é Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela PUC – Uruguaiana, concluiu o curso de preparação à carreira de Defensor Público em 2000. Pós-graduanda em Conciliação e Mediação de Conflitos no Centro de Mediadores Instituto de Ensino. Exerceu a advocacia até 2008, quando prestou concurso para o quadro de pessoal do Ministério Público. Foi aprovada em 4º lugar da região de Porto Alegre para o cargo de Assistente de Promotoria de Justiça e em 1º lugar para o cargo de Assessor-bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais, para a mesma região. Nomeada Assistente em 2009, exerceu suas atividades junto à Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre até o ano de 2010, quando nomeada para cargo de Assessor, hoje denominado Analista do Ministério Público. Trabalhou no Centro de Apoio Operacional de Defesa da Ordem Urbanística e Questões Fundiárias, Subprocuradoria-Geral de Justiça de Gestão Estratégica, Procuradoria Cível e Subprocuradoria-Geral de Justiça para Assuntos Administrativos. Atualmente, é Assessora do Secretário- geral do Ministério Público.

Fotos: MPRS e arquivo pessoal

O post Alegretense recebe condecoração Ordem do Mérito 2024 do MPRS apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.