Embraer avalia instalar uma linha de montagem final do C-390 Millennium na Polônia para atender à demanda de novas Forças Aéreas na Europa

Como parte de sua estratégia de expansão na Europa, a empresa brasileira Embraer anunciou sua intenção de estabelecer uma linha de produção na Polônia para atender à demanda de novas forças aéreas interessadas na aquisição de aeronaves de transporte tático C-390 Millennium.

Além do desenvolvimento deste programa, a Embraer busca transformar a Polônia em um centro de excelência aeroespacial, impulsionando a montagem, manutenção, reparo e conversão de aeronaves comerciais E2, bem como a transformação dos E190 em cargueiros, fortalecendo a cooperação aeronáutica entre os dois países.

Nesse sentido, o presidente e CEO da Embraer, Francisco Gomes Neto, destacou: “Essas iniciativas em fabricação, manutenção e capacitação podem posicionar a economia polonesa para aproveitar oportunidades de alto valor no setor aeroespacial mundial e podem gerar US$ 3 bilhões em valor para a Polônia em 10 anos, criando potencialmente 5.000 empregos.”

Um dos principais objetivos é o estabelecimento de uma linha de montagem final para os C-390 Millennium, que já foram encomendados por diversos países europeus. De acordo com o comunicado oficial: “A montagem de aeronaves e o ecossistema de pós-venda associado (incluindo manutenção e treinamento) podem gerar um valor próximo de US$ 1 bilhão e 600 empregos.” A Embraer considera que a Polônia, como membro da OTAN e com uma sólida indústria de defesa, é o parceiro estratégico ideal para a fabricação deste modelo.

Enquanto isso, o C-390 Millennium continua se consolidando no mercado europeu. Atualmente, a Força Aérea de Portugal opera essas aeronaves e reforçou sua cooperação com a Embraer, sendo a primeira operadora após a Força Aérea Brasileira. A presença da Embraer em Portugal foi fortalecida por uma parceria com a empresa OGMA, que inclui um contrato de 90 milhões de euros para a produção do A-29N Super Tucano, que será utilizado pela Força Aérea Portuguesa. Vale destacar que a OGMA também foi designada como centro de manutenção e modificações para clientes na Europa, Oriente Médio e África.

Por outro lado, em Gavião Peixoto continua a produção do segundo C-390 para a Força Aérea da Hungria, com a novidade de que essas unidades serão as primeiras a incorporar uma unidade de cuidados intensivos (UCI), otimizando sua capacidade para missões de evacuação médica e assistência humanitária. Além disso, no mês passado a Embraer confirmou o início da fabricação e montagem estrutural do primeiro C-390 destinado à Força Aérea da Áustria.

Além disso, Países Baixos, República Tcheca, Suécia e Eslováquia selecionaram este modelo, o que reforça seu posicionamento no mercado de transporte tático dos países europeus. Com esses acordos, a Embraer fortalece sua presença na Europa e reforça a interoperabilidade de sua aeronave com as forças aliadas.

Imagens utilizadas com caráter ilustrativo.

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