Pontos para táxis e carros de app mudam de lugar em Niterói

O ponto de táxis da Praça Arariboia, no Centro de Niterói, será transferido nos próximos dias para metros à frente, perto do bicicletário público, e onde antes ficava um ponto de ônibus.

Também será reposicionado, na região, o atual ponto de embarque e desembarque de passageiros de motoristas por aplicativo, antes fixado em um recuo, perto da estátua de Arariboia.

Apesar de ainda não haver uma data oficial para a mudança, a reestruturação tem gerado controvérsias.

Para o taxista Sebastião Motta, de 76 anos, que atua há 45 anos na profissão, isso representa uma oportunidade de aumento nas corridas, já que o novo ponto ficará logo na saída do portão da estação das barcas.

Leia também

  • Ponto de embarque e desembarque em frente às Barcas centro de Niterói

    Pontos de ônibus serão mudados em Niterói; saiba o motivo

  • Ponto de embarque e desembarque em frente às Barcas centro de Niterói

    Ônibus ficará mais caro em Niterói, mas Prefeitura vai ‘bancar’

“Para nós, taxistas, é uma coisa positiva, pois iremos ficar na saída do portão da estação da barca. Assim que a pessoa, principalmente o turista, sair já vai ver o ponto de táxi. Com isso, acreditamos que teremos mais lucro. Essa obra está melhorando muito a região”, disse.

Segundo Celso José Wermelinger, presidente do SindTáxi de Niterói, qualquer mudança é vista como preocupante. Ele garantiu que não foi comunicado sobre a mudança do ponto que tem vaga para até cinco táxis.

“A gente vê qualquer mudança que possa ser feita ali com preocupação, pois qualquer alteração que tenha, é prejudicial não só para o taxista, mas também para a população. Não fomos informados sobre a mudança, irei procurar entender melhor”, frisou.

Outro taxista, Carlos Alberto de Souza, de 74 anos, que trabalha na categoria há 50 anos, vê vantagens na mudança, destacando a importância do ponto para atender turistas e moradores, já que o local é um cartão postal de Niterói.

Carlos Alberto de Souza, taxista de 74 anos


Carlos Alberto de Souza, taxista de 74 anos


|  Foto:
Péricles Cutrim

“Aqui é um cartão postal da nossa cidade, tem que ter o ponto nesta região, pois tem os turistas, moradores e trabalhadores. Estamos sabendo da mudança, mas até agora ninguém veio falar nada com a gente, ninguém explicou nada”, reclamou ele, frisando a falta de comunicação oficial sobre a data da transição.

Pontos de ônibus

Essas mudanças no ponto de táxis e embarque e desembarque de passageiros, de forma geral, ocorrem em paralelo às alterações feitas no Terminal Sul, na Avenida Visconde do Rio Branco, para acomodar o fluxo das obras de expansão. Desde segunda-feira (11), os pontos de 18 linhas de ônibus do terminal tiveram suas baias alteradas, enquanto outras cinco linhas passaram a operar na Praça Juscelino Kubitschek.

Passageiros que utilizam o Terminal João Goulart, conectando o Centro com a Zona Sul, Região Oceânica e Pendotiba, também devem estar atentos às modificações. As mudanças buscam melhorar a organização e o acesso na região, que concentra grande fluxo de veículos e passageiros.

O que diz a prefeitura

Procurada, a Secretaria Municipal de Urbanismo e Mobilidade informou apenas que a Avenida Visconde do Rio Branco, no Centro, está passando por obras de revitalização e as alterações no trânsito que estão em curso são temporárias e vão até dia 30 de novembro.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.