Avião chinês COMAC C929 com mesma capacidade do A330 e B787 fecha contrato

COMAC C929

A Air China e a Commercial Aircraft Corporation of China (COMAC) assinam um acordo para que a companhia aérea se torne a cliente de lançamento da aeronave widebody de longo curso C929. 

O acordo foi assinado durante a 15ª Exposição Internacional de Aviação e Aeroespaço da China (Airshow China), o que tornou a Air China o primeiro usuário intencional dessa aeronave.

Três variantes estão planejadas: o 500 que transportará 250 passageiros em três classes com um alcance de 14.000 km (7.560 nmi), o 600 terá 280 assentos e um alcance de 12.000 km (6.480 nmi) e o 700 com 320 assentos e alcance de 10.000 km (5.400 nmi).

Um layout de duas classes do 600 acomodaria 291 com 243 assentos econômicos e 48 assentos executivos de seis lados, que podem ser divididos em oito assentos de primeira classe de quatro lados e 30 executivos para uma capacidade de 281 assentos em três classes. Com uma classe econômica de nove lados, o 600 acomodaria de 405 a 440 com um espaçamento de assentos de 32 e 30 pol. (81 e 76 cm), respectivamente.

Existe o projeto do COMAC C939 para competir com o Airbus A350 e Boieng 777.

Trata-se de uma nova iniciativa da China, um imenso mercado de aviação civil com grande potencial, para aumentar sua competitividade no mercado global de aviação.

De acordo com uma previsão de mercado divulgada pela COMAC ao final de 2022, entre 2022 e 2041, o mercado de aviação civil da China receberá 9.284 novos jatos de passageiros, incluindo 6.288 jatos de corredor único.

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