Avião supersônico X-59 inicia testes de funcionamento do motor

Avião supersônico X-59

A Lockheed Martin Skunk Works  em parceria com a NASA Aeronautics, iniciou os testes de funcionamento do motor do avião supersônico X-59, marcando a última verificação importante do sistema da aeronave antes dos testes de táxi e do primeiro voo. Os testes também marcam a primeira vez que o X-59 foi totalmente alimentado internamente. 

Durante os testes, a Lockheed Martin está verificando o desempenho da entrada e do bico, as interfaces estruturais e de sistema da aeronave e do motor, e os algoritmos de controle do motor. Anteriormente, o X-59 era alimentado externamente – elétrica, hidráulica e pneumaticamente. 

Os testes de funcionamento do motor são a última verificação crítica do sistema antes do primeiro voo, que verifica a funcionalidade adequada do X-59 como um sistema integrado operando com sua própria energia. Os testes garantem que o motor pode ser controlado por meio do sistema de gerenciamento do veículo e do computador do motor. Eles também verificam o gerenciamento do sistema de combustível, interações de vibração e temperatura e muito mais. 

Após essas execuções bem-sucedidas do motor, o X-59 será avaliado quanto aos efeitos de interferência eletromagnética, modos de falha simulados em voo e validação do sistema de energia de emergência. Uma vez concluídos, a aeronave passará por testes de táxi de baixa e alta velocidade em preparação para o primeiro voo.

O X-59 é uma aeronave de teste única, projetada para atingir voos supersônicos silenciosos e transformar futuras viagens aéreas comerciais. É um ativo nacional singularmente único. A Lockheed Martin e a NASA estão tomando todas as precauções em uma abordagem ritmada, sistemática e disciplinada para garantir a segurança e o sucesso da missão.

Leia também:

  • LATAM orienta seus 11 mil clientes afetados pelo fechamento do Santos Dumont
  • Virgin Atlantic e British Airways cancelam voos por falta de peças
  • Supercomputador com mais de 19 toneladas chega no RIOgaleão
Adicionar aos favoritos o Link permanente.