Ibovespa fecha quase estável com incertezas fiscais no radar

Segundo análise de Rodrigo Cohen, analista de investimentos e co-fundador da Escola de Investimentos, o Ibovespa operou volátil. É uma semana que ainda tem indicadores relevantes, então é bom a gente ficar atento aos dados que vão sair. Hoje a gente teve o efeito Trump, Trump Trade, com o dólar subindo no mundo bem forte. Índices norte-americanos subindo, mas em compasso de espera. Temos o CPI, nos EUA, na quarta, que promete trazer novos indicativos em relação a próximas decisões do FED.

Com commodities caindo, a gente tem minério caindo, isso atrapalha muito o Brasil, obviamente, já que temos empresas de peso do Ibovespa em queda. Com o dólar subindo, isso também atrapalha muito o Brasil. A indefinição sobre quando o pacote de corte de gastos será anunciado também tem deixado o mercado bem apreensivo. Mercado atento também à divulgação da ata do Copom e prévia do PIB.

O boletim Focus, divulgado mais cedo, também piorou o ânimo do mercado com mais uma semana de projeções pessimistas para a economia. Para o ano que vem, a expectativa de inflação passou de 4,03% para 4,56%. Enquanto isso, as projeções para o dólar passaram de R$ 5,43 para R$ 5,48 em 2025. Já a expectativa para a Selic se manteve em 11,75% para o fim deste ano e, para 2025, permaneceu em 11,50%.

Com a queda do minério de ferro motivada pela decepção com o pacote de estímulo fiscal anunciado para a economia chinesa, empresas do setor enfrentam quedas como VALE3, USIM5, GGBR4, CMIN3 e CSNA3. Além disso, a alta dos juros futuros também impacta negativamente ações de empresas ligadas a consumo e varejo como Natura, Lojas Renner e Magazine Luiza.

Já entre as altas, temos Embraer, que se destaca positivamente depois da notícia de que a Suécia anunciou o cargueiro C-390 Millennium da companhia como o próximo avião militar de transporte. Cogna e Yduqs sobem ainda refletindo positivamente os balanços divulgados pelas empresas, que mostrou sinais de recuperação. Ações da Alpargatas também sobem em movimento de recuperação após fortes baixas na última sexta-feira depois de divulgar balanço.

Confira aqui os dados de fechamento do Ibovespa e demais índices:

O post Ibovespa fecha quase estável com incertezas fiscais no radar apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.