Sebrae/SC lança o ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora

O Sebrae/SC lançou nesta quarta-feira (6), o ciclo 2025/2026 do Programa Cidade Empreendedora. A ação aconteceu durante o Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (COMAC/SC), no Expocentro, em Balneário Camboriú e reuniu representantes da entidade, prefeitos eleitos e reeleitos e a imprensa local. Na oportunidade, o diretor técnico do Sebrae/SC, Fábio Zanuzzi, reforçou o compromisso da entidade em desenvolver cidades mais competitivas e sustentáveis. “Queremos que cada município encontre o apoio necessário para transformar sua realidade, especialmente aqueles que enfrentam desafios socioeconômicos”.

Até o momento, mais de 60 cartas de intenção foram assinadas pelos prefeitos ou representantes municipais. Arão Josino da Silva, prefeito reeleito de Ascurra, enfatizou em como o programa revolucionou o empreendedorismo na cidade. “Estamos partindo para o 3° ciclo e vale destacar que crescemos muito nesses últimos anos com a força do Sebrae. Temos o apoio e o suporte necessário para que a nossa cidade continue crescendo. Um exemplo foi o processo de desburocratização, em 2021. Para abrir uma empresa demorava cerca de 200 horas. Hoje, em apenas duas horas vocês consegue ter um CNPJ”.

Após anos fora do Programa, Botuverá também sinalizou a intenção para que o município volte a ser contemplado com o Cidade Empreendedora. O prefeito eleito Victor Wietcowsky definiu a iniciativa como fundamental para a população. “Nós temos que dar apoio aos nossos empreendedores porque são eles que movimentam a economia do município. A nossa economia só vai bem se o empreendedor estiver bem. E a partir do momento que você tem um auxílio do Sebrae orientando a gestão pública para atender melhor o empreendedor, todos ganham”, finaliza.

EIXOS BÁSICOS E PREMIUM
O portfólio contempla 84 soluções divididas entre 7 eixos básicos e 3 premium. Nos Eixos básicos estão a Gestão e Políticas Públicas, Lideranças Locais e Governança, Simplificação, Sala do Empreendedor, Compras Públicas e Acesso ao Crédito, Empreendedorismo na Escola e Inclusão Socioprodutiva. Os Eixos premium, comtemplam a Identidade, Vocações e Mercado, Inovação e Resiliência Climática e Sustentabilidade.

Um dos principais diferenciais do ciclo 2025/2026, é a política de investimento voltada aos municípios com menor IDH, uma medida que busca atrair maior adesão dessas localidades e promover um ambiente mais favorável aos empreendedores locais. O Programa também foi reestruturado com trilhas de atuação personalizadas de acordo com o perfil e a maturidade de cada município. “É importante destacar três soluções voltadas a educação e a inovação, um diferencial nesta etapa, e como elas podem transformar o espaço urbano a seu favor. São eles: a formação de Gestores da Educação em parceria com o Instituto Ayrton Senna, a Elaboração e Implantação do Plano Municipal de Inclusão socioprodutiva e Compras Públicas para Inovação”, afirmou Zanuzzi.

O Sebrae/SC fará o acompanhamento contínuo dos indicadores de desempenho por eixo trabalhado, o que permitirá uma avaliação clara do progresso de cada cidade ao longo da implementação do programa. Com soluções mais assertivas, o monitoramento detalhado deve garantir que cada cidade atinja seu potencial máximo.

“Um programa que para Canelinha deu muito certo, conseguimos observar na nossa cidade a criação um espírito de empreendedorismo. Desenvolvemos isso por meio da Sala do Empreendedor, fomentando a transformação do CPF em CNPJ. A desburocratização nos atos públicos oferece uma facilidade para quem quer crescer em Canelinha. Isso tudo se reflete em um aumento na oferta de emprego e renda”, destacou o prefeito reeleito Diogo Maciel.

DURANTE O COMAC
No estande do Sebrae/SC, a coordenadoria Estadual do Programa Cidade Empreendedora, gerentes Regionais, gestores locais e consultores articuladores do Programa apresentará aos líderes municipais as soluções disponíveis para as cidades catarinenses. A iniciativa prevê que os gestores assinem a carta de intenção de participação ao Cidade Empreendedora, além de promover a troca de experiência entre as instituições. A partir de janeiro, o Sebrae/SC visitará as prefeituras interessadas, reafirmando o seu compromisso em fortalecer o empreendedorismo em Santa Catarina.

PALESTRA
O Sebrae/SC trouxe o especialista e referência nacional em compras públicas de inovação, Bruno Portella. Bruno ministrou a palestra para prefeitos eleitos e reeleitos, além de representantes dos municípios catarinenses. Na oportunidade, Portella abordou sobre as ofertas de soluções inovadoras para o setor público e como as instituições podem identificar, explorar e usá-las a seu favor.

Acompanhe mais notícias do Sebrae/SC na Agência Sebrae de Notícias e nas nossas redes sociais:
Instagram Facebook LinkedIn Twitter Telegram YouTube Blog Site

Adicionar aos favoritos o Link permanente.