Os caças Rafale da Força Aérea francesa são desdobrados no Caribe para proteger o lançamento do foguete Ariane 6

Com o objetivo de fornecer proteção aérea para o segundo lançamento do foguete Ariane 6 da Agência Espacial Europeia (ESA), o Exército do Ar e do Espaço francês manterá seus caças Rafale destacados no Caribe até 4 de março, como parte da missão denominada Bubo 25. Após o lançamento do foguete, os elementos destacados pela instituição irão transferir-se de sua base temporária na Guiana Francesa para as bases nas Antilhas Francesas, onde participarão de exercícios militares com as tropas ali destacadas para o combate ao narcotráfico e o apoio a missões humanitárias.

De acordo com a mídia local, o Exército do Ar francês destacaria uma força composta por três caças Rafale, acompanhados por uma aeronave de reabastecimento A330 Phénix MRTT, um avião de vigilância E3F e o avião de transporte A400M. Assim como ocorreu em julho de 2024, os elementos destacados para a ocasião se unirão aos nove helicópteros (cinco SA330 Puma e quatro AS555 AN Fennec) estacionados na Base Aérea 367 Capitão François Massé, formando uma complexa bolha de segurança. A atividade é de grande importância para Paris, não só por ocorrer em um de seus territórios ultramarinos, mas também porque, com a missão do Ariane 6, será lançado o satélite militar CSO3.

Vale lembrar que a ESA mantém, por enquanto, a data de 26 de fevereiro como a programada para o lançamento do foguete Ariane 6, depois de tê-lo suspenso em dezembro devido a falhas menores na fase final de preparação. Segundo o meio especializado Espaço Tech, trata-se de uma missão importante com forte caráter comercial, que ocorre no meio dos esforços da mencionada Agência Espacial Europeia para obter maior preponderância frente às incertezas causadas pela chegada da nova administração de Donald Trump para o setor espacial.

Quanto à posterior transferência para as Antilhas Francesas, é importante destacar que este será o primeiro destacamento dos caças Rafale na região, onde participarão, juntamente com os aviões A330 Phénix MRTT, E3F e A400M, de várias missões, prevendo-se também a realização de eventos abertos à imprensa. Particularmente, nas missões de treinamento, os pilotos envolvidos participarão de voos conjuntos que incluem transporte estratégico, apoio logístico às missões militares em andamento e suporte para potenciais casos de catástrofes naturais. Durante esta fase final da missão Bubo 25, a principal base de operações será o Centro Aeronáutico Estadual de Lamentin, em Martinica.

Créditos das imagens: @Armee_de_lair em X

você pode estar interessado em: Caças Rafale da Força Aérea Francesa interceptam avião de inteligência de sinais das Forças Aeroespaciais Russas no Báltico

La entrada Os caças Rafale da Força Aérea francesa são desdobrados no Caribe para proteger o lançamento do foguete Ariane 6 aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.