O ovo começa a se distanciar do consumidor; até o preço do branco tá em alta

O preço da dúzia de ovos branco vem njma escala de aumento nos últimos dois meses e meio. Apesar de algumas retrações pontuais, a alta no preço da proteína saltou 78,37% na Central de Abastecimento no Rio Grande do Sul (Ceasa/RS). O Estado é o quinto maior produtor do país, atrás de São Paulo, Mato Grosso, Paraná e Minas Gerais.

A alta acumulada, entre 26 de novembro do ano passado e 18 de fevereiro deste ano, chamou a atenção. Especificamente sobre a variação dos preços da dúzia de ovos em 2025 estão em ascensão desde 28 de janeiro: passou de R$ 6,00 para R$ 8,33, conforme levantamento publicado no Informativo Conjuntural da Emater/RS-Ascar, realizado junto a Ceasa/RS.

Um dos fatores que explica a suba na proteína, é a safra do milho, pois com a seca, o grão não cresceu de maneira adequada e acaba por não desenvolver de maneira correta causando um prejuízo na produção do produto. As aves se alimentam praticamente de milho e com esse quebra na safra, acaba por tornar escasso o produto para alimentação dos animais.

Além do Rio Grande do Sul, o centro do país também terá que aguardar cerca de dois ou três meses para os ajustes nos preços. Nos estados que compõem a região o valor da dúzia de ovos está ainda mais elevado, o que levou a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) a emitir um comunicado. No documento, esclarece que a elevação dos preços é uma situação sazonal e comum no período pré e durante a quaresma.

Conforme divulgado pela ABPA, a alta nos preços deve-se a uma demanda natural da época, quando os consumidores costumam substituir o consumo de carnes vermelhas por proteínas brancas e ovos. Além disso, a entidade destacou o avanço dos custos de produção, que ampliaram 30% nos últimos oito meses no preço do milho e outros 100% nos insumos de embalagens.

Em Alegrete, o valor refletiu no poder de compra nos supermercados do Município. Segundo um responsável de loja de um dos estabelecimentos da cidade, ele relatou que o preço subiu bastante, porém, era comum pessoas levarem duas, três cartelas e agora observamos os clientes levando uma, completou.

O post O ovo começa a se distanciar do consumidor; até o preço do branco tá em alta apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.