Pré-carnaval terá temperaturas mais amenas e chuvas isoladas neste fim de semana; veja previsão


Com enfraquecimento da terceira onda de calor na região central do Brasil, estados como RJ, ES, SP e MG devem ter diminuição nas temperaturas. Por outro lado, RS deve passar por outra onda de calor, a partir deste sábado (22). Mulheres de Chico, no Leme
Fernando Maia/Riotur
🥳Este fim de semana de pré carnaval será marcado por temperaturas mais amenas e chuvas isoladas em grande parte do país.
A mudança no tempo acontece a partir do enfraquecimento da terceira onda de calor na região central do Brasil. Estados como Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo e Minas Gerais devem ter diminuição nas temperaturas, em comparação com os últimos dias.
☔Estão previstas chuvas isoladas típicas do verão para São Paulo, centro-sul de Minas Gerais e litoral nordestino. Chuvas mais volumosas devem continuar ocorrendo na Região Norte, parte do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará e oeste da Bahia) e em áreas próximas, como o Norte de Mato Grosso e Goiás.
Por outro lado, o Rio Grande do Sul deve passar por outra onda de calor, a partir deste sábado (22). Conforme prevê o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as temperaturas podem superar os 5°C acima da média por um período de 3 a 5 dias, o que caracteriza uma onda de calor.
Por causa disso, regiões do Centro-Oeste gaúcho podem atingir temperaturas em torno dos 40°C.
O fenômeno também afeta grande parte de Santa Catarina. De acordo com o meteorologista Fábio Luengo, da Climatempo, a previsão é que o calorão no Sul dure até a próxima quinta-feira, dia 27 de fevereiro.
Esta será a quarta onda de calor no Brasil e a terceira no Sul, conforme explica a Climatempo. Até o momento, uma onda de calor ainda persiste, de certa forma, no Mato Grosso do Sul, Goiás, Bahia, São Paulo e Minas Gerais. No caso, o calorão intenso nesses estados deve durar até a próxima segunda (24).
Onda de calor: veja cuidados ao treinar durante altas temperaturas
Temporais
☔Chuvas volumosas devem continuar ocorrendo na região Norte, parte do Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, oeste da Bahia) e em áreas próximas, como o Norte de Mato Grosso e Goiás. Esses temporais ocorrem, de certa forma, por conta da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), que é um corredor de umidade perto da linha do Equador e que no verão se aproxima mais da América do Sul.
Também são aguardadas chuvas isoladas em toda a faixa leste (litoral e proximidades) nordestina, conforme o meteorologista Bruno Bainy. Pancadas mais isoladas podem ocorrer em áreas do interior nordestino, embora o predomínio seja de tempo firme.
Na região Sudeste, chuvas isoladas típicas do verão devem ocorrer em São Paulo e centro-sul de Minas Gerais, que também abrange Triângulo Mineiro e Belo Horizonte. Também são esperados alguns temporais no Espírito Santo e Rio de Janeiro, devido à umidade que vem do oceano.
No Sul, o sábado deve ter chuvas no Paraná, leste de Santa Catarina e oeste do Rio Grande do Sul. No domingo, chuvas são esperadas nos litorais do Paraná e Santa Catarina, e entre o norte do Rio Grande do Sul, oeste de Santa Catarina e sul do Paraná.
Previsão para o final de semana
Veja como ficam as temperaturas nas capitais nos próximos dias, segundo o Inmet:

Estagiária sob supervisão de Ardilhes Moreira.
Calculadora da água: descubra quanto você precisa beber por dia
Ar condicionado pode dobrar a conta de luz com onda de calor no país

Adicionar aos favoritos o Link permanente.