Niterói vai oferecer 1,7 mil vagas em cursos profissionalizantes gratuitos

O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) assinou, na quinta-feira (20) um protocolo de intenções com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e o município de Niterói para a qualificação profissional de 1,7 mil pessoas. O investimento se dará por meio do Programa Acredita no Primeiro Passo, no valor de R$ 6,47 milhões.

Serão oferecidos os cursos de: cosmética natural, instalador solar fotovoltaico, produção audiovisual, mecânica de automóveis, agente de reflorestamento, prototipagem, design gráfico e web design.

Leia também

  • O ministro Wellington Dias, o reitor da UFF, Antônio Cláudio, e a vice-prefeita, Isabel Swan

    Identificado motociclista morto na Alameda São Boaventura

  • O ministro Wellington Dias, o reitor da UFF, Antônio Cláudio, e a vice-prefeita, Isabel Swan

    Sextou com desfiles das escolas de samba em Niterói; veja ordem

  • O ministro Wellington Dias, o reitor da UFF, Antônio Cláudio, e a vice-prefeita, Isabel Swan

    Cadê o ar-condicionado? Universitários dizem passar sufoco em Niterói

“As parcerias são fundamentais para tirar pessoas da pobreza pelo emprego ou pelo empreendedorismo. Por isso, preciso de alguém com muita competência. Por isso, que eu preciso da UFF, do município, das entidades”, afirmou o titular do MDS, Wellington Dias.


A profissionalização e capacitação são mecanismos que o Programa Acredita no Primeiro Passo usa para oferecer oportunidades de emprego e promover o empreendedorismo para pessoas inscritas no Cadastro Único.

A vice-prefeita de Niterói, Isabel Swan, destacou a parceria.

“É uma honra receber um programa tão importante. Acreditar nos sonhos é fundamental e dar o primeiro passo, por meio de um programa de fomento que o presidente Lula coloca, com oportunidades para quem mais precisa, pessoas no CadÚnico, o impacto que tem para o Brasil é muito bonito”.

Antônio Cláudio da Nóbrega, reitor da UFF, disse que a iniciativa representa o Brasil que se transforma.

“Eu queria dizer da nossa honra de poder participar de todo projeto do governo Lula que venha para fazer a retomada do país. Isso já está acontecendo, de um país para todos, construído por nós mesmos, para uma sociedade a melhor. E a universidade tem que ser um farol, tem que provocar e contribuir para uma sociedade melhor”, elogiou.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.