China desenvolve câmera capaz de tirar fotos do rosto a partir do espaço

Em mais uma investida da potência asiática no segmento de tecnologia, China desenvolve câmera capaz de tirar fotos do rosto a partir do espaço. Trata-se de um avanço considerável que levanta preocupações sobre privacidade.

O feito foi alcançado pelo Instituto de Pesquisa Aeroespacial da Academia Chinesa de Ciências, que conseguiu captar imagens com resolução milimétrica a distâncias superiores a 100 km, algo que não era possível até pouco tempo atrás.

O estudo e o avanço foram compartilhados na revista científica Chinese Journal of Lasers. A série de testes foi realizada no Lago Qinghai, área localizada na região noroeste da China.

Foi utilizado o sistema de LiDAR (Light Detection and Ranging), um sistema de sensoriamento remoto que usa laser abertura sintética para mensurar distâncias e movimentações, alcançando um amplo campo de visão.

Leia mais

  • China desafia Elon Musk na corrida espacial com nova constelação de satélites
  • Veja lista de celulares que suportam a internet via satélite da Starlink
  • Como funciona a conectividade via satélite no Galaxy S25?

Marcando um avanço tecnológico, China desenvolve câmera capaz de tirar fotos do rosto a partir do espaço

O dispositivo foi posicionado na parte norte do lago, direcionando uma série de prismas refletores colocados a 101,8 km de distância, em condições atmosféricas ideais e com alta visibilidade.

Com esse cenário considerado adequado para a pesquisa, a ferramenta conseguiu identificar detalhes de até 1,7 mm de largura e medir a distância de objetos com uma precisão de 15,6 mm. Lembrando que tudo isso foi feito de uma distância considerável.

Trata-se de um nível de detalhamento 100 vezes superior ao alcançado pelas melhores câmeras de espionagem e telescópios com lentes convencionais.

Conforme ressaltado no início desta publicação, com certeza é um avanço impressionante, mas levanta algumas questões sobre segurança. De toda forma, a tecnologia pode ter implicações significativas para aplicações civis e militares.

Entre as tarefas que serão aprimoradas com esse recurso, destacamos a vigilância de fronteiras, monitoramento de satélites e mais.

E aí? O que achou sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: South China Morning Post

Conteúdo Relacionado
Insta360 X4 review

REVIEW

Insta360 X4 – A MELHOR câmera 360 graus

Adicionar aos favoritos o Link permanente.