Calorão: nutricionista alerta para a importância de beber água; entenda riscos

A desidratação é uma condição que causa risco à saúde e impede que o metabolismo realize funções necessárias para a sobrevivência. A falta de água e sais minerais no organismo pode ocasionar sintomas que desequilibram funções do corpo. Durante os períodos de calor, principalmente no verão, a necessidade de hidratação é essencial para manter a saúde e as funções corporais em dia.

De acordo com Pollyany Melo, nutricionista do programa de Alimentação e Nutrição da SMS, as altas temperaturas e o hábito de não tomar água pode acarretar uma série de condições de saúde, como problemas renais, infecções urinárias, baixa imunidade e fadiga.

“A água é essencial para a vida. As pessoas estão acostumadas a beber água apenas quando sentem sede, mas sentir sede é um sinal de que o corpo já está desidratado. A hidratação ajuda a eliminar toxinas do corpo pelo suor e pela urina. É preciso beber água mesmo sem sentir sede”, recomenda Pollyany Melo.

Ainda, segundo a profissional, as complicações da falta de hidratação podem ser leves, moderadas e graves e podem incluir sede intensa, pele e boca seca, fadiga, tontura, olhos fundos, diminuição de suor, ausência de urina, confusão mental, dores de cabeça, irritabilidade, sonolência, batimentos acelerados, e até perda de consciência.

Beba água!

A melhor forma de evitar a desidratação é tomar bastante água. Além disso, consumir sucos naturais e alimentos ricos em líquidos, como frutas, é recomendável, principalmente nos períodos quentes, mantendo o funcionamento saudável do corpo.

“Os benefícios de beber água são diversos. Com a hidratação, o organismo tem uma melhora em seu funcionamento, com aumento da imunidade, pele hidratada, eliminação de toxinas e o correto funcionamento do sistema renal e intestinal, evitando infecções”, finaliza Pollyany Melo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.