Mercado de trabalho para o público PcD cresce em Alagoas; veja vagas disponíveis

O mercado de trabalho é desafiador para todo mundo, independente da profissão, cargo ou função. Mas para uma pessoa com deficiência (PCD) os desafios são ainda maiores. Muito além das limitações físicas ou intelectuais, a insegurança de como será recebido ou aceito no ambiente profissional acaba afastando muitos PcDs do mercado, mesmo existindo tantas vagas disponíveis para diversos cargos.

Ivoneide Oliveira, de 47 anos, é um exemplo de quem enfrentou esses desafios e conquistou seu espaço no mercado de trabalho. Recentemente ela iniciou o trabalho na empresa, após ser encaminhada pelo Sine Alagoas. Há 2 meses ela trabalha como assistente comercial na ouvidoria dos serviços técnicos comerciais da empresa privada, responsável pelo fornecimento de energia no estado.

“Após 9 anos trabalhando em uma outra empresa, fiz meu cadastro no Sine e me informaram que já havia vagas para PcD. Lá me indicaram duas opções de empresa e eu escolhi fazer o processo seletivo aqui da Equatorial, passei e já faz 60 dias que estou aqui” – comemora Ivoneide.

Mesmo com uma deficiência física causada por um erro médico quando era criança, Ivoneide se formou em Pedagogia, trabalhou na área, mas precisou se afastar por problemas de saúde. Retornou já como PcD em diversas funções que exigiam graduação. Seu último emprego foi na área comercial em uma distribuidora de materiais descartáveis. Ela destaca que as pessoas com deficiência precisam estar qualificadas, para, assim, melhor aproveitar as oportunidades.

“O mercado de trabalho está apto para receber as pessoas com deficiência, de portas abertas, basta que o PcD procure se qualificar. Faça uma graduação, qualificação, esteja pronto. Porque quando a oportunidade surgir você tem como ingressar no mercado de trabalho. Não adianta as vagas estarem disponíveis se o PcD não estiver apto para o mercado de trabalho” – destaca Ivoneide.

Ela diz que já se foi o tempo que as vagas destinadas às pessoas com deficiência se limitavam a cargos como serviços gerais ou embalador. Muitas oportunidades surgem para cargos que exigem uma qualificação técnica ou superior, por isso é importante se qualificar.

“Desde que o PcD esteja preparado, o mercado está aberto para receber. Inclusive o Sine Alagoas, que tem várias vagas. Se você tem a qualificação, uma graduação, curso técnico você vai encontrar vagas disponíveis nas áreas administrativa, comercial… Não existe mais a cultura do PCD ocupar a vaga de serviços gerais, basta estar qualificado” – concluiu.

A Gerente de Gente e Gestão da Distribuidora em Alagoas, Daniela Motta, reforça a importância da parceria com o SINE, fundamental para a oferta de vagas técnicas especializadas, ajudando a conectar pessoas qualificadas com as demandas do mercado.

“A parceria com o SINE tem sido muito importante. Na Equatorial Alagoas, temos como missão fomentar a inclusão, o crescimento e o desenvolvimento das pessoas, promovendo um ambiente de trabalho diverso e de oportunidades. Acreditamos que a empregabilidade é uma das chaves para o desenvolvimento socioeconômico, e, por isso, temos o compromisso de proporcionar um ambiente que valorize todos os talentos, independentemente das suas limitações”, destacou a gerente.

Vagas para PcD

A Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Qualificação – Seteq, por meio do Sine Alagoas, disponibiliza toda semana vagas específicas para o público PcD, muitas delas para cargos com bons salários e benefícios. Atualmente estão abertas 103 vagas para os cargos de operador de call center bancário (100 vagas), operador de videomonitoramento (1 vaga), auxiliar administrativo (1 vaga) e auxiliar de serviços gerais (1 vaga).

Toda segunda-feira novas vagas são oferecidas. Os interessados devem procurar uma das unidades do Sine Alagoas nas Centrais Já! espalhadas pelo estado.

A Secretária do Trabalho, Cláudia Balbino, destaca que a Seteq também oferece cursos para que as pessoas com deficiência possam se qualificar através do programa Emprega Mais Alagoas.

“A Seteq tem compromisso em oferecer oportunidades para todos os alagoanos. Por isso, além das vagas já disponíveis no Sine Alagoas, a Seteq também oferece cursos de qualificação pelo programa Emprega Mais Alagoas também para o público PcD. Na próxima semana, por exemplo, serão oferecidos cursos gratuitos em Piaçabuçu e União dos Palmares. A qualificação é fundamental para atender às exigências do mercado de trabalho” – destaca a secretária.

Cursos Gratuitos

Na próxima semana, os cursos do programa Emprega Mais Alagoas serão oferecidos nas cidades de Piaçabuçu e União dos Palmares em parceria com as prefeituras dos dois municípios.

Em Piaçabuçu serão oferecidos os cursos de Design de Sobrancelhas, Unhas em Gel, Cabeleireiro, Barbeiro e Salgados e Doces Finos. Mais informações pelos telefones (82) 99194-7559 ou (82) 99334-9538.

Já em União dos Palmares será oferecido o novo curso de produção e gestão de redes sociais. O público-alvo são jovens a partir de 18 anos. Mais informações em União pelo e-mail [email protected].

Adicionar aos favoritos o Link permanente.