Linha 3 do metrô: onde seriam as estações em Niterói e São Gonçalo?

O projeto da Linha 3 do Metrô ligando o Centro do Rio a Niterói e São Gonçalo, parece que, finalmente, está próximo de sair do papel. Principalmente após as recentes declarações do prefeito de Niterói, Rodrigo Neves. A ideia ganhou ainda mais força com a possibilidade de realizar os Jogos Pan-Americanos na cidade em 2031.

O principal objetivo da Linha 3 do Metrô do Rio de Janeiro é melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana, conectando as cidades com um sistema de transporte público rápido e eficiente. Isso visa atender a diversos desafios de trânsito e transporte que a região enfrenta, assim como melhorar o fluxo da Ponte Rio-Niterói.


No total, a Linha 3 terá uma extensão total de aproximadamente 36 km e uma previsão de 15 a 18 estações, segundo o projeto divulgado desde 1968.

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    Linha 3 do metrô vai sair do papel? Entenda a possibilidade

A linha ligaria os trechos Praça XV – Arariboia – Alcântara e utilizaria a Modelagem da Informação da Construção (BIM). O ponto final seria em Guaxindiba.

Aspas da citação

Imagina só fazer 40 minutos de Manilha a Ipanema? Queremos instalar essas estações em Niterói e São Gonçalo e conseguir integrar o metrô, com barcas e ônibus, se possível, para otimizar o tempo de deslocamento”


Rodrigo Neves
prefeito de Niterói

Aspas da citação

Apesar de estar com a ideia avançada, o projeto ainda não tem uma data prevista para começar as obras. Durante um encontro entre os prefeitos do Rio e Niterói, Eduardo Paes e Rodrigo Neves, e o governador Cláudio Castro, no MAC, Paes comentou que, para que a Linha 3 finalmente saia do papel, é necessário fazer promessas públicas.

“Quando a imprensa começar a divulgar que o governador Cláudio Castro, o prefeito Rodrigo Neves e eu prometemos a Linha 3 do metrô, vai ser aquele alvoroço: ‘Ferrou, daqui a um mês, por que ainda não saiu?’ Mas é assim que as coisas acontecem”, disse.

Linha 3 do metrô chegaria até São Gonçalo


Linha 3 do metrô chegaria até São Gonçalo


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Perguntado sobre como andam as tratativas, o secretário Washington Reis afirmou que pretende abrir uma licitação dentro de 90 dias para buscar a viabilização do projeto.

“Somos muito cobrados por isso e estamos fazendo o possível para conseguir implementar. Neves já conseguiu o túnel (Charitas-Cafubá) e estamos, nessa parceria, reduzindo o valor da catamarã. Agora vamos começar a ver essa questão da Linha 3”, disse o secretario.

Desde o início da construção do metrô do Rio de Janeiro, na década de 1970, já estava prevista uma linha que chegasse até Niterói, atravessando a Baía de Guanabara em túnel submarino. Em 2015, o custo estimado para a obra foi de 2,57 bilhões de dólares.

Mas atualmente, o custo da obra está previsto para ser cerca de R$ 13 bilhões. Esse valor pode sofrer alterações ao longo do tempo, devido a mudanças nos custos de construção, atualizações nos estudos de viabilidade e ajustes econômicos.

Por enquanto, o sistema atende apenas à capital, percorrendo 54,5 quilômetros, com 41 estações. A última grande expansão foi feita para as Olimpíadas de 2016, com a construção da Linha 4, ligando a zona sul da cidade à Barra da Tijuca, onde a maior parte das competições foi realizada.

Atualmente, 650 mil pessoas utilizam o modal por dia, em média, mas, nas Olimpíadas, mais de 1 milhão de pessoas chegaram a ser transportadas.

O projeto

O projeto da Linha 3 do Metrô, que inclui a construção de um túnel submerso de 3 quilômetros sob a Baía de Guanabara, foi discutido pela primeira vez em 1968. Neste tempo, houve muitas reuniões e debates, mas o projeto ficou apenas nas promessas.

Já foram feitos estudos que nunca saíram do papel


Já foram feitos estudos que nunca saíram do papel


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Em 2000, um estudo contratado pelo BNDES comprovou que o túnel por baixo do mar seria viável, e a ligação entre as estações Carioca, no Centro do Rio, e Guaxindiba, em São Gonçalo, beneficiaria 750 mil passageiros por dia.

O mesmo estudo calculou que o tempo de viagem entre os dois extremos não passaria de 30 minutos. Em 2009, o Tribunal de Contas da União (TCU) barrou esse projeto por suspeita de sobrepreço. Em 2011, o Governo do Estado apresentou o atual esquema — na época, a obra seria concluída em 2014. 

Licitação foi anulada

Em 2023, o governo do Rio de Janeiro lançou uma licitação de estudos de viabilidade da expansão, mas ela foi anulada após análise do Tribunal de Contas Estadual.

Agora, com a candidatura de Rio e Niterói para sediar o Pan de 2031, o sonho ganha um novo capítulo.

Algumas estações planejadas

Rio de Janeiro

– Estação Carioca (Início do trajeto)

Niterói

– Estação Arariboia

– Estação Jansen de Melo

– Estação Barreto

São Gonçalo

– Estação Neves

– Estação Vila Lage

– Estação Paraíso

– Estação Parada 40

– Estação Zé Garoto

– Estação Mauá

– Estação Antonina

– Estação Trindade

– Estação Alcântara 

– Estação Jardim Catarina

– Estação Guaxindiba

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