Mais de 40 pontos em 12 rodovias receberão novos radares na região de Presidente Prudente; veja lista


Instalação dos dispositivos deve ser finalizada até maio deste ano. Doze rodovias receberão novos radares na região de Presidente Prudente (SP)
Arquivo/g1
Ao todo, 44 pontos em 12 rodovias da região de Presidente Prudente (SP) terão novos radares instalados pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER-SP) até maio deste ano.
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As empresas contempladas pelo edital nº 145/2023 devem finalizar a instalação dos dispositivos em até 90 dias, contados a partir desta sexta-feira (14).
Veja os pontos onde os novos radares serão instalados no Oeste Paulista:
SP-483 | Rodovia José Batista de Souza / José Jacinto de Medeiros
km 8,300 – Taciba (SP) – Norte/Sul
km 10,400 – Taciba – Norte/Sul
SP-563 | Rodovia General Euclides de Oliveira Figueiredo / Rodovia da Integração
km 4,200 – Mirante do Paranapanema (SP) – Norte/Sul
km 19,360 – Mirante do Paranapanema – Norte/Sul
km 47,500 – Marabá Paulista (SP) – Norte/Sul
km 79,000 – Presidente Venceslau (SP) – Norte/Sul
km 110,000 – Presidente Venceslau – Norte/Sul
km 111,500 – Presidente Venceslau – Norte/Sul
km 112,500 – Presidente Venceslau – Norte/Sul
km 131,850 – Dracena (SP) – Norte/Sul
km 144,700 – Tupi Paulista (SP) – Norte/Sul
km 159,300 – Monte Castelo (SP) – Norte/Sul
SP-421 | Rodovia José Bassil Dower
km 92,000 – Rancharia (SP) – Leste/Oeste
km 132,700 – Nantes (SP) – Leste/Oeste
SP-457 | Rodovia Brigadeiro Eduardo Gomes
km 44,000 – Rancharia – Norte/Sul
km 46,000 – Rancharia – Norte/Sul
km 58,200 – Rancharia – Norte/Sul
km 60,000 – Rancharia – Norte/Sul
km 66,000 – Rancharia – Norte/Sul
SP-425 | Rodovia Assis Chateaubriand
km 362,400 – Rinópolis (SP) – Norte/Sul
km 455,800 – Presidente Prudente (SP) – Norte/Sul
km 481,300 – Pirapozinho (SP) – Norte/Sul
km 488,980 – Pirapozinho – Norte/Sul
km 499,800 – Pirapozinho – Norte/Sul
SPA-430/425 | acesso à Rodovia Assis Chateaubriand
km 1,150 – Martinópolis (SP) – Norte/Sul
SP-272 | Rodovia Olímpio Ferreira da Silva
km 48,000 – Mirante do Paranapanema – Norte/Sul
SP-501 | Rodovia Júlio Budiski
km 3,200 – Presidente Prudente – Norte/Sul
km 7,000 – Presidente Prudente – Norte/Sul
km 10,940 – Álvares Machado (SP) – Norte/Sul
km 16,500 – Álvares Machado – Norte/Sul
km 26,100 – Presidente Prudente – Norte/Sul
km 44,000 – Santo Expedito (SP) – Norte/Sul
SP-613 – Rodovia Arlindo Béttio
km 6,500 – Teodoro Sampaio (SP) – Leste/Oeste
km 7,900 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
km 10,300 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
km 12,700 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
km 16,500 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
km 18,000 – Teodoro Sampaio – Leste/Oeste
km 31,000 – Euclides da Cunha Paulista (SP) – Leste/Oeste
km 33,600 – Euclides da Cunha Paulista – Leste/Oeste
km 46,500 – Euclides da Cunha Paulista – Leste/Oeste
SPA-074/613 | acesso à Rodovia Arlindo Béttio
km 5,000 – Rosana (SP) – Norte/Sul
SPA-079/613 | acesso à Rodovia Arlindo Béttio
km 5,800 – Rosana – Norte/Sul
SPA-079/613 | acesso à Rodovia Arlindo Béttio
km 7,150 – Rosana – Norte/Sul
De acordo com o órgão estadual, “a definição dos pontos ainda pode sofrer alteração devido a estudos realizados nos locais, a fim de entender a melhor solução de cada local, visando a segurança viária. Após a instalação, as localizações com as coordenadas serão publicadas e estarão disponíveis no site do DER-SP”.
Mais de 40 novos radares serão instalados na região de Presidente Prudente (SP)
Arquivo/g1
Pontos estratégicos
Os dispositivos serão instalados em pontos estratégicos de rodovias administradas pelo DER-SP, mapeados como aqueles com maiores índices de acidentalidade, levando em consideração também outros fatores, como o gênero de acidente registrado, alta velocidade praticada, condições geométricas da via, possíveis pontos críticos e proximidade de passagem de fauna.
“A implantação de radares contribui para reduzir acidentes, garantir a segurança dos usuários e salvar vidas, uma vez que sua presença auxilia no respeito aos limites de velocidade, melhorando o tempo de reação dos condutores e atenuando a gravidade de eventuais impactos”, explica o coordenador geral de Operações Viárias do DER-SP, Ricardo Miguel do Nascimento.
A área de cobertura será ampliada, com novos equipamentos que, além da fiscalização de velocidade, serão capazes de contar automaticamente os eixos dos veículos para fins estatísticos e transmitir em tempo real os dados para uma central do departamento.
Os dispositivos são do tipo Fixo-Redutor e Fixo-Controlador, e não do conhecido popularmente como radar “anti-migué” (radar Doppler).
O radar Fixo-Redutor será instalado apenas em locais com maior adensamento urbano, com maior presença de pedestres e ciclistas, contando com display para mostrar a velocidade dos veículos durante a sua passagem.
Já o radar Fixo-Controlador faz a medição de velocidade sem o uso de display, em trechos rurais com maior velocidade. Ambos os modelos fazem a verificação por meio de um laço indutivo, embutido num ponto fixo, instalado sob o pavimento da via.
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