Saiba escolher a pintura ideal para o quarto do bebê e das crianças

A montagem de um quarto para bebê ou criança precisa ser pensada para além da escolha dos móveis e itens decorativos. Nesse sentido, as cores desempenham um papel importante na criação de uma atmosfera confortável, estimulante e repleta de personalidade. Segundo a arquiteta Duda Senna, tons suaves transmitem tranquilidade, enquanto cores vibrantes estimulam a criatividade e o desenvolvimento sensorial da criança. “Além disso, técnicas como paredes geométricas, degradês e murais temáticos ajudam a criar um ambiente alegre”, destaca.

Já conhece o podcast da Like Magazine? Ouça no Spotify

Aconchego e estilo para o quartinho do bebê

Atualmente, uma das tendências na decoração infantil é o uso de tons terrosos e pastel, criando uma atmosfera equilibrada e charmosa. No exemplo abaixo, o grande destaque fica por conta do teto pintado no tom quente, que traz a característica do aconchego. Para harmonizar, as paredes trazem uma paleta suave de rosa claro, bege e amarelo suave, que ganharam mais vida com o arco-íris e as formas abstratas na parede. Esse é um exemplo para deixar o quarto lúdico e encantador.

A gerente de Marketing, Cor e Conteúdo da Suvinil, Sylvia Garcia, lembra que existem diversas possibilidades de decoração para um quarto de bebê: “Decorar o quarto do bebê pode ir além do tradicional, seja com uma pintura orgânica nas paredes ou um teto colorido, é possível criar um ambiente único e cheio de identidade.”

  • Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

Mistura de cores e texturas

Outra proposta cheia de charme é o uso do degradê em tons rosados, como neste projeto. Essa técnica confere fluidez e suavidade ao ambiente, ao mesmo tempo cria um espaço acolhedor e envolvente. A transição sutil entre as cores proporciona um efeito visual delicado, perfeito para um quartinho infantil. Além das cores escolhidas, os móveis apresentam formas arredondados, também uma opção que deve ser considerada para a proteção da criança.

Para quem prefere um visual moderno e atemporal, a combinação de tons naturais, como o azul acinzentado e o caramelo criam uma atmosfera serena. A pintura bicolor adiciona dinamismo à parede. Para complementar a decoração, as plantas foram escolhidas por trazerem frescor e a prateleira com bichinhos e livros garante a delicadeza de um quarto de bebê. Não esqueça que um pequeno detalhe incluído na composição já faz uma grande diferença na decoração.

Quarto infantil: explorando cores e personalidade

À medida que a criança cresce, o quarto deve refletir sua personalidade e interesses, tornando-se um espaço estimulante e cheio de criatividade. Portanto, priorize os gostos dos pequenos, e dessa forma, uma ideia divertida é apostar em tons vibrantes para compor um ambiente lúdico. Neste projeto criado para um pequeno fã de dinossauros, por exemplo, o quarto ganhou uma paleta predominante de verde combinada com uma faixa geométrica colorida e elementos decorativos como um tapete colorido e um puff confortável.

Já para um ambiente mais tranquilo e sereno, a combinação de azul-claro, branco e tons amadeirados criou um visual acolhedor e equilibrado. Aqui, a parede azul traz delicadeza, já a parede branca reforça o charme artesanal do quarto.

  • Gosta dos conteúdos? Então veja outros em web stories
  • Dicas para criar um quarto infantil atrativo, confira

Cores que criam memórias

A arquiteta Duda Senna destaca que, mais do que um elemento decorativo, as cores ajudam a contar histórias e criar memórias afetivas. “O importante é escolher tons que transmitam aconchego e reflitam a personalidade da família e da criança, transformando o quarto em um ambiente especial para cada fase da infância”, destaca.

Assim, use a criatividade e boas escolhas de cores para criar um espaço que acompanhe o crescimento da criança, proporcionando conforto, estímulo e bem-estar. As cores apresentadas nos projetos são da Suvinil.

Siga a @likemagazinebr no Instagram e acompanhe muitas novidades.

O post Saiba escolher a pintura ideal para o quarto do bebê e das crianças apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.