Instituto Hélice terá laboratório de IA

O Instituto Hélice, um ecossistema de inovação alavancado por grandes empresas da Serra Gaúcha, anunciou para março o lançamento de seu próprio laboratório de inteligência artificial, localizado em Caxias do Sul.

A ideia é oferecer mensalmente aos associados um programa de capacitação, ambientes para prototipação com uso de tecnologia e foco em automação e ganhos de produtividade. 

Batizado de Lab IA Hélice, o espaço terá tecnologia e expertise da DB, companhia de desenvolvimento de software sediada em Porto Alegre com atuação nacional adquirida pela RandonCorp, e capacitações realizadas pela Conexo, hub de inovação localizado dentro  do complexo do grupo industrial.

“Tudo isso estará ao alcance das empresas associadas ao Instituto, que segue de portas abertas para acolher as organizações que quiserem fazer parte”, comenta Salissa Paes, diretora-executiva do Hélice. 

De acordo com Paes, o laboratório terá aplicações na área de logística, manufatura inteligente, gestão de estoques e em manutenção preditiva. 

Criado em 2019, o Hélice envolve dezenas de empresas além dos mantenedores, incluindo nomes como Lojas Colombo, Focco, Sicredi, Unimed Nordeste e Sicredi Pioneira.

O Instituto Hélice é hoje presidido por João Paulo Pohl Ledur, diretor de Estratégia e Transformação Digital da Marcopolo.

A associação criou processos estruturados de inovação aberta, a partir dos quais foram feitas aproximações dos integrantes com 188 startups em 2020, dando o primeiro passo para 150 provas de conceito de tecnologia.

O Hélice também investe diretamente em startups, com o objetivo de captar até R$ 4,5 milhões para investimentos em até 20 startups locais nos próximos anos.

A iniciativa também coloca a mão direto na massa, com um programa para aproximar as empresas de startups de tecnologia, o que está sendo feito em parceria com a aceleradora Ventiur e o Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.