Niterói pode se tornar capital honorária do Rio; entenda

A cidade de Niterói, na Região Metropolitona do Rio, pode receber o título de Capital Honorária do Estado do Rio de Janeiro. A proposta foi apresentada nesta semana pelo vereador Raphael Costa (PDT), que enviou um ofício ao governador Cláudio Castro solicitando a publicação de um decreto com o reconhecimento simbólico.

A iniciativa surge após o prefeito do Rio, Eduardo Paes, anunciar que pediria ao presidente Lula que a capital fluminense seja reconhecida como Capital Honorária do Brasil.

Leia também

  • Vereador Raphael Costa (PDT) é o autor da proposta

    É treta! Eduardo Paes e Nikolas Ferreira trocam farpas na web

  • Vereador Raphael Costa (PDT) é o autor da proposta

    Bloco de Carnaval da Anitta gera ‘treta’ entre vereadores

  • Vereador Raphael Costa (PDT) é o autor da proposta

    ‘Lei Anti-Oruam’: saiba tudo sobre o projeto polêmico

Inspirado na ideia, o vereador niteroiense argumenta que sua cidade também tem relevância histórica e merece o título, especialmente em 2025, quando se completam 50 anos da fusão dos estados da Guanabara e do Rio de Janeiro.

Niterói foi sede do governo estadual por 132 anos, entre 1834 e 1894, e novamente de 1903 a 1975, até perder o status com a fusão, sem nenhuma compensação.

O vereador afirma que a cidade desempenhou um papel fundamental na administração pública estadual e sofreu perdas significativas quando o governo foi transferido para o Rio de Janeiro.

Aspas da citação

Niterói foi o centro administrativo do estado por mais de um século. Com a fusão, perdeu todos os órgãos estaduais, causando impactos econômicos e institucionais. Esse reconhecimento é uma forma de reparar essa injustiça histórica


Rapahel Costa
vereador

Aspas da citação

De acordo com Raphael Costa, o título honorífico seria apenas um reconhecimento histórico, sem gerar custos ao poder público. O parlamentar também propõe a criação de um comitê bipartite, formado por representantes do governo estadual e municipal, para estudar o restauro e a reativação de patrimônios históricos da época em que Niterói era capital.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.