Academia é interditada pelo Procon-RJ em ação na Zona Norte

Uma academia foi interditada, nesta quinta-feira (13), no bairro da Tijuca, na Zona Norte do Rio durante uma operação conjunta da Secretaria de Estado de Defesa do Consumidor (Sedcon), o Procon do Estado do Rio de Janeiro (Procon-RJ) e o Conselho Regional de Educação Física (CREF1). A ação aconteceu após o recebimento de denúncias de consumidores, através dos canais de atendimento e das redes sociais oficiais.

Ao todo, quatro locais foram autuados, em Campo Grande e Bangu, além do estebelecimento que foi fechado. Todos têm 15 dias para apresentar defesa. A academia interditada não tinha responsável técnico habilitado, profissional que deve garantir que os locais cumpram as normas técnicas, sanitárias e de segurança, além de zelar pela qualidade dos serviços prestados.

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Os estabelecimentos autuados apresentaram irregularidades como falha na informação, já que no cartaz informativo sobre a mensalidade, o valor da parcela estava maior do que o valor à vista.

O Secretário de Estado de Defesa do Consumidor, Gutemberg Fonseca, explica que, a garantia da saúde e da vida do consumidor estão previstas no Código de Defesa do Consumidor.

Aspas da citação

Garantir a qualidade dos serviços, cumprir as normas legais, estabelecer diretrizes para evitar lesões e acidentes dos alunos, prezando pela saúde e bem-estar do consumidor, é dever das academias. Estamos fiscalizando e vamos continuar para assegurar que todos os direitos sejam seguidos


Gutemberg Fonseca,
Secretário de Estado de Defesa do Consumidor

Aspas da citação

Na semana passada a Sedcon e o Procon-RJ já tinham interditado parcialmente uma academia em Nova Iguaçu por não apresentar ventilação natural ou artificial. Gutemberg Fonseca explicou que, prezando pelo bem-estar do consumidor, é extremamente necessário que os estabelecimentos estejam atentos à ventilação adequada, principalmente em épocas de calor intenso.

“Com a incidência das altas temperaturas é essencial que as academias garantam ventilação e climatização adequadas para o conforto e a saúde dos consumidores. Os estabelecimentos devem assegurar um ambiente seguro, caso contrário, serão autuados e, se necessário, interditados até a regularização”, afirmou o Secretário.

Caso o consumidor queira registrar uma reclamação ou fazer uma denúncia, pode procurar os canais de atendimento do Fala Consumidor (Sedcon) e do Procon-RJ.

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