Hospital de Niterói faz apelo por doação de sangue

O estoque de sangue do Hospital Universitário Antônio Pedro (Huap-UFF), em Niterói, na Região Metropolitana do Rio, está baixo e a unidade pede para que população intensifiquem as doações neste mês que antecede o carnaval.

A medida busca garantir um volume suficiente para atender a demanda no período de grande circulação de pessoas no estado.

Leia também

  • Hospital alerta que a falta de doações pode levar ao adiamento de cirurgias

    Niterói oferece consultas de graça para cães e gatos

  • Hospital alerta que a falta de doações pode levar ao adiamento de cirurgias

    Bloco de Niterói faz homenagem ao rei do rock, Elvis Presley

  • Hospital alerta que a falta de doações pode levar ao adiamento de cirurgias

    Quando volta a chover no Rio? Veja a previsão

De acordo com a chefe da Unidade de Banco de Sangue do Hemocentro Regional de Niterói (Hemonit), Lana Bitencourt, a queda no número de doadores se acentuou com as férias e feriados.

Aspas da citação

O Hemonit se encontra com os estoques críticos de hemocomponentes sanguíneos e essa persistência se dá em virtude do baixo número de doadores de forma regular, com queda acentuada no período de férias e feriados, além do perfil complexo do nosso hospital que demanda um elevado consumo


Lana Bitencourt
Chefe do Hemonit

Aspas da citação

O hospital mantém uma média de 400 transfusões por mês para pacientes internados e ambulatoriais, incluindo aqueles em tratamento onco-hematológico, em unidades de terapia intensiva, na maternidade de gestantes de alto risco e em cirurgias cardíacas.

O Huap-UFF alertou que a falta de doações pode levar ao adiamento de procedimentos e cirurgias, caso o estoque continue reduzido. O hospital reforçou a necessidade de doações regulares para garantir o atendimento sem interrupções.

Aspas da citação

Para que possamos atender todos esses pacientes, é necessário um bom estoque de sangue. Se não tivermos doações de sangue regularmente, o consumo frequente acaba com os nossos estoques e, em épocas mais críticas, pode ser necessário adiar atendimentos e suspender cirurgias


Lana Bitencourt
Chefe do Hemonit

Aspas da citação

Como e onde doar

Para doar, é necessário ter entre 16 e 69 anos, apresentar documento oficial com foto, pesar mais de 50 quilos e estar bem de saúde. Menores de 18 anos precisam de autorização do responsável legal, e maiores de 60 anos só podem doar se já tiverem feito pelo menos uma doação antes dos 60.

Também é necessário evitar alimentos gordurosos antes da doação, não ingerir bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas e não estar gestante.

As doações podem ser feitas no Hemonit, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h, na Avenida Marquês do Paraná, 303, no Centro de Niterói.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.