Blocão do Domingão levanta os estandartes da folia no domingo de Carnaval

Será dada a largada para o resgate do carnaval de Maceió. Representantes do Blocão do Domingão levantam os estandartes da folia para mostrar que, nem só de sol e mar vive a capital alagoana, durante os dias do Rei Momo. O convite oficial será feito a alagoanos e turistas no sábado (15), às 15h, no Posto 7, na praia de Jatiúca, com direito à gravação de vídeo, frevo e samba no pé. O Blocão do Domingão leva nove blocos carnavalescos para a orla de Ponta Verde, no domingo de carnaval, dia 2 de março, a partir das 14h, com saída dos Sete Coqueiros em direção ao Marco dos Corais.

Além de tudo, economia criativa

A iniciativa do blocão visa trazer de volta o carnaval à cidade de Maceió, que há cerca de 20 anos tornou-se lugar de descanso durante o feriado. O município conta com fortes prévias carnavalescas, mas a ideia é fazer com que a festa se estenda nos dias oficiais do evento e impulsione a economia criativa na cidade. Segundo dados do Ministério do Turismo, o carnaval movimenta por volta de R$ 8 bilhões por ano no Brasil, entre hospedagem, alimentação, transporte e entretenimento. Em Maceió, a projeção é de que deixariam de circular em torno de R$ 200 milhões na economia local.

“Além de tudo, quem está sendo prejudicado é a economia de Maceió. Ambulantes, taxistas, costureiras, músicos, fábricas, hotéis, comércio e serviços ficam prejudicados. Tudo começou há alguns anos, com uma pessoa do turismo, que iniciou uma campanha para os turistas virem a Maceió descansar na cidade, porque, aqui, não tem carnaval. Nos anos anteriores, fiz uma enquete entre os turistas, e eles não me disseram que vinham pra cá porque não tinha carnaval. Distribui convites, e o pessoal foi brincar no Nêga Fulô”, explicou um dos idealizadores do Blocão do Domingão e presidente do bloco Nêga Fulô, Carlito Lima.

Blocão do Domingão

Com a pegada mais democrática e inclusiva da cena carnavalesca alagoana, o Blocão do Domingão vai levar à Avenida Silvio Viana foliões de todas as idades e expressões. Os blocos Nêga Fulô (que traz a ala dos cadeirantes), Só vai quem Chupa, Bonecos da Cidade, Turma da Biloca, Siri Mole, Sonho Encantado (com crianças no seu desfile), Mamãe Eu Quero, Poço na Folia e Focuarte esperam colocar cerca de 3 mil pessoas no cortejo do carnaval.

Além dos blocos, um carro alegórico completa o desfile de foliões, com a mais autêntica expressão da festa: as passistas da Escola de Samba Gaviões da Pajuçara, cinco vezes campeã do Carnaval de Maceió.

Frevo e Folguedo

Na mistura de manifestações de cultura popular, o Bloco da Focuarte leva 10 folguedos para dentro da casa do Rei Momo. Entre eles, já estão confirmados para a folia os grupos Pastoril Recordar é Viver, Ciranda da Melhor Idade, Foliões da Melhor Idade, Chegança Silva Jardim, Taieira Nair da Bertina, Coco da Companhia Flor que se Cheire e Baianas do Mestre Letácio. O mestre de Guerreiro e presidente da Focuarte, João Lemos, é o homenageado do Bloco Nêga Fulô, no carnaval de 2025.

Serviços:

Gravação de vídeo do convite oficial para o Blocão do Domingão

Data: Sábado, 15 de fevereiro

Horário: 15h

Local: Posto 7, orla da praia de Jatiúca

 

Blocão do Domingão

Data: Domingo, 2 de março

Horário: a partir das 14h

Concentração: Praça Sete Coqueiros, na orla de Ponta Verde

Percurso: Da Praça Sete Coqueiros ao Marco dos Corais

Local: Av. Silvio Viana, na orla de Ponta Verde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.