Paraquedas torna mais fácil voar com alguns drones DJI na Europa

A operação de drones DJI em áreas urbanas movimentadas na Europa acaba de ficar mais simples para operadores que utilizam o sistema de segurança SafeAir, da ParaZero.

A empresa anunciou que sua tecnologia baseada em paraquedas, integrada aos modelos DJI Matrice 350, Mavic 3T e Mavic 3E, obteve a certificação CE Classe C5, em conformidade com as regras da Agência Europeia para a Segurança da Aviação (EASA).

Certificação CE Classe C5: o que muda?

A obtenção dessa certificação representa um avanço importante para quem opera drones em cenários urbanos.

Isso porque ela reduz a burocracia no processo de aprovação de voos em áreas povoadas, facilitando a conformidade com a estrutura de Avaliação de Riscos de Operações Específicas (SORA, na sigla em inglês).

  • ANÁLISE | Drone DJI Mini 4 Pro é praticamente perfeito

Com a SafeAir, agora é possível realizar operações no cenário padrão STS-01, que permite voos sobre áreas populadas com controle de riscos no solo.

Tal novidade é relevante para aplicações comerciais e governamentais, como inspeções de infraestrutura, resposta a emergências e até missões de defesa.

A certificação é um grande marco e abre novas possibilidades para operações seguras e em conformidade nas cidades

Boaz Shetzer, CEO da ParaZero

Divulgação/ParaZero

Como funciona a tecnologia SafeAir?

A tecnologia SafeAir foi desenvolvida para identificar falhas críticas em pleno voo. Quando ela detecta um problema, o sistema ativa automaticamente um paraquedas, assegurando um pouso seguro e minimizando os riscos de danos ou lesões.

O foco da ParaZero é trazer mais segurança e eficiência operacional para o crescente mercado de drones. Em um contexto em que fabricantes como a DJI têm priorizado a segurança em seus produtos, como explicado em neste artigo sobre prevenção de acidentes, a certificação CE Classe C5 vem em boa hora.

Leia também:

  • DJI Mavic 4 Pro pode ter 50 minutos de voo e câmeras diferentes
  • Bateria desenvolvida na Coreia promete dobrar tempo de voo de drones
  • DJI não vai mais impedir drones de sobrevoar aeroportos e áreas de queimadas

A relevância da inovação em drones

O salto da tecnologia de segurança não só facilita a obtenção de permissões, mas também amplia as possibilidades de uso dos drones. Modelos como o DJI Mini 4 Pro, analisado aqui no Mundo Conectado, mostram como inovação e segurança andam lado a lado.

Além disso, a certificação ajuda operadores a superar desafios de operação em áreas densamente povoadas, como demonstrado em análises de performance de drones da DJI.

O anúncio consolida a integração entre tecnologia e regulamentação, criando um futuro mais seguro e dinâmico para o uso de drones em cenários urbanos.

Fonte: DroneDJ

Conteúdo Relacionado
DJI Flip análise / review

saiba tudo

ANÁLISE do drone DJI Flip: esquisito, compacto e muito bom!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.