10 obras ficcionais que celebram a amizade e você precisa conhecer

A literatura em geral nos transporta para outros lugares, situações, e permite acompanhar – e muitas vezes, sonhar ou nos identificar –, com as vidas dos mais diversos e complexos personagens. Ao longo da história, a amizade tem inspirado grandes obras da literatura, desde as mais leves, até aquelas que surgem nos momentos mais importantes e conturbados.

A amizade na literatura

Nos livros, essas relações ganham forma em narrativas emocionantes, reflexivas e, muitas vezes, inesquecíveis. Por isso, reunimos algumas das melhores histórias sobre amizade, desde clássicos atemporais até lançamentos recentes. Se você busca uma leitura que aqueça o coração, confira as sugestões. Afinal, quem não gosta de uma boa e emocionante leitura?

Livro e café em cima de uma manta de lã azul
Reprodução/Pinterest

Ouça a Like Magazine no Spotify.

1 – A amiga genial

Publicado pela primeira vez em 2011, A amiga genial (Elena Ferrante) é o primeiro livro de uma tetralogia napolitana. A obra retrata a amizade de Elena e Raffaella ao longo dos anos. Neste livro, as meninas se conhecem ainda crianças, quando se tornam vizinhas em Nápoles da década de 1950. A trama acompanha as duas amigas até os 16 anos, seus planos, sonhos de um futuro melhor e o desejo de não serem simplesmente cópias de suas mães, em meio às mudanças sociais e políticas no pós-guerra da Itália.

Capa de livro com três mulheres com roupas antigas de praia
Reprodução/Amazon

2 – Lugar feliz

Em Lugar feliz (Emily Henry), de 2023, Harriet e Wyn são os personagens principais da história: um casal que era apaixonado até alguns meses atrás. Sempre considerado um par perfeito, eles ainda não tiveram coragem de contar a verdade para os melhores amigos, e para não estragarem as tradicionais férias, planejam continuar com a farsa do bom relacionamento até a última viagem para a casa de praia no Maine.

Capa de livro rosa com pessoas na piscina
Reprodução/Amazon
  • Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

3 – A vida pela frente

A vida pela frente (Émile Ajar) teve sua primeira edição publicada há mais de 40 anos (em 1975) e até hoje é uma das mais importantes da literatura da França. A narrativa traz a relação de amizade e carinho entre dois personagens com idades totalmente diferentes: Madame Rosa é uma mulher judia já na terceira idade, sobrevivente do Auschwitz, e Momo é uma das crianças que vive sob os cuidados dela em seu apartamento. A história foi adaptada no filme Rosa e Momo (2020) pela Netflix, com participação de Sophia Loren no papel de Rosa.

Capa de livro em tons alaranjados com um menino
Reprodução/Amazon

4 – Em algum lugar das estrelas

Após a morte da mãe, Jack Baker é levado pelo pai (um oficial militar) para um internato no Maine. Assim inicia a história do livro Em algum lugar das estrelas (Clare Vanderpool), de 2013, que se passa no fim da Segunda Guerra Mundial. Frente a indiferença dos colegas e sua solidão constante, Jack conhece Early Auden, um garoto também quase invisível para os outros meninos. É por meio dos conhecimentos peculiares e inteligência de Auden que os dois se tornam amigos. Quando todos os alunos seguem para festejar as festas de final de ano em casa, Jack e Auden partem em uma viagem particular, cheia de aventuras, descobertas e aprendizados.

Capa de livro em tons de azul com dois meninos em um barco
Reprodução/Amazon

5 – O menino do pijama listrado

Sucesso em vários países e com mais de seis milhões de cópias vendidas, O menino do pijama listrado (2006), de John Boyne, conta a história da amizade de Bruno e Shmuel, dois meninos que se conhecem no período do Holocausto e não entendem porque estão nos lugares em que estão. Enquanto Bruno foi obrigado a sair de sua casa em Berlim e mudar para uma região desolada, Shmuel vive do outro lado da cerca, com centenas de pessoas vestidas com a roupa igual, um pijama listrado. Assim, a inocência permanece em toda a convivência e amizade dos dois. Dica: prepare um lencinho.

Capa de livro listrada com dois tons de azul
Reprodução/Amazon
  • Gosta dos conteúdos? Então veja mais em web stories

6 – De férias com você

Uma trama leve, divertida, como um filme de comédia romântica. Assim é a história apresentada em De férias com você (Emily Henry), de 2022. Poppy e Alex têm uma longa amizade, embora não tenham nada em comum. Diferentes em gostos e vontades, eles vivem longe um do outro, mas, há dez anos fazem uma costumeira viagem de verão. No entanto, o relacionamento que parecia muito bem, de repente ficou estremecido na última viagem. Agora, os amigos não se falam há dois anos, mas a saudade é sentida. Disposta a uma trégua para tentar resolver a situação, Poppy propõe uma nova viagem a Alex.

Capa de livro laranja com uma mulher e um homem sentados em cadeiras de praia
Reprodução/Amazon

7 – Três

Da mesma autora de Água fresca para as flores (Valérie Perrin), Três (2023) tem como tema central a amizade e a relação dos amigos Adrien, Étienne e Nina, que se conhecem na infância, no interior da França. Mesmo com diferentes personalidades, eles são inseparáveis e fazem planos de um dia viverem de música em Paris. À medida que crescem, a promessa de uma amizade eterna é colocada em dúvida. Já adultos, os três se veem como estranhos e quando uma história do passado é investigada, Adrien, Étienne e Nina se cruzam novamente.

Capa de livro colorida com dois rapazes e uma moça
Reprodução/Amazon

8 – Anne de Green Gables

Publicado pela primeira vez em 1908, Anne de Green Gables (Lucy Maud Montgomery) é o primeiro de uma série de livros que traz a personagem Anne como protagonista. Nesta história Anne é uma encantadora menina ruiva que vive em um orfanato e passa a viver na casa de um casal de irmãos em Green Gables, na Ilha do Príncipe Eduardo.

Com uma imaginação fértil e olhar positivo para a vida – mesmo diante de todas as dificuldades vividas –, ela se depara com uma nova realidade: estar numa escola, conhecer meninas e meninos de sua idade. Entre peripécies, estudos e encenações teatrais, Anne conhece o valor da amizade ao conhecer a menina Diana. Até hoje a história da garota serelepe encanta leitores de todas as idades, e ganhou as telas com uma série produzida pela Netflix, Anne with an E, com três temporadas e já concluída.

Capa de livro colorida com uma menina ruiva cheirando uma flor
Reprodução/Amazon

9 – Uma vida pequena

Com data da primeira publicação em 2015, Uma vida pequena (Hanya Yanagihara) ganhou destaque novamente no meio literário nos últimos dois anos. A trama narra a história de quatro amigos: Willem, JB, Malcolm e Jude, que saem de uma pequena faculdade de Massachusetts para ganhar a vida na grande Nova Iorque. Em meio às dificuldades e aos momentos sombrios, a amizade se fortalece. É uma leitura surpreendente e emocionante.

Capa de livro em tons de cinza com homem
Reprodução/Amazon

10 – Um dia

Com início em 1988 e pelos próximos 20 anos, Um dia (David Nicholls, 2009) narra episódios das vidas de Emma Morley e Dexter Mayhew sempre no mesmo dia: 15 de julho, a data em que se conheceram na formatura da faculdade. Entre conversas sobre futuro, risos, frustrações e lágrimas, os personagens mantém uma forte ligação, ainda que não seja a desejada por eles. A obra virou filme em 2011, estrelado por Anne Hathaway e Jim Sturgess, e em 2024 a Netflix produziu uma minissérie com adaptação do livro.

Capa de livro com um casal se beijando
Reprodução/Amazon

Siga a Like Magazine no Instagram e acompanhe muitas outras novidades.

O post 10 obras ficcionais que celebram a amizade e você precisa conhecer apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.