O enigmático primeiro comprador da versão de exportação do Su-57 das Forças Aeroespaciais Russas receberá seu primeiro caça em 2025

No final do ano passado, durante o Zhuhai Air Show, na China, a Rosoboronexport anunciou que havia fechado o primeiro contrato de venda da versão de exportação do caça furtivo Sukhoi Su-57, atualmente em serviço nas Forças Aeroespaciais Russas. No entanto, os comunicados oficiais não revelaram qual país se tornaria o primeiro operador internacional do caça de quinta geração da Federação Russa. Desde então, diversas especulações surgiram sobre esse misterioso e enigmático cliente. Com esse histórico e tendo como pano de fundo o festival Aero India, realizado entre 10 e 14 de fevereiro, autoridades russas foram além ao declarar que estão se preparando para entregar o primeiro Su-57E a esse novo cliente em 2025.

Ao longo de 2024, a United Aircraft Corporation e a agência estatal Rosoboronexport intensificaram os esforços para promover o caça furtivo Su-57 no mercado internacional. Exemplo disso foi a participação de duas unidades na última edição do Zhuhai Airshow, na China, além da presença de uma aeronave identificada como T-50-4 “054 Blue” no Aero India 2025.

Além das ações promocionais, a UAC tem buscado impulsionar a produção do caça de quinta geração, realizando investimentos e inaugurando novas instalações na fábrica de aviação de Komsomolsk-on-Amur. O objetivo principal é aumentar a quantidade de aeronaves entregues às Forças Aeroespaciais Russas (VKS) e, ao mesmo tempo, atender à demanda de potenciais clientes internacionais.

Embora mais informações não tenham sido divulgadas e os anúncios devam ser recebidos com cautela, um dos relatórios mais relevantes sobre a atualidade do mais moderno caça russo em produção surgiu durante o Zhuhai Air Show, em novembro passado. Na ocasião, executivos da Rosoboronexport afirmaram que: “O sistema de cooperação técnico-militar deve introduzir novos armamentos e equipamentos militares no mercado. Já temos os primeiros contratos assinados para o Su-57”, sem fornecer detalhes sobre esse primeiro cliente internacional.

Desde então, diversas hipóteses têm sido levantadas sobre o misterioso comprador da versão de exportação do Felon (designação da OTAN para o Su-57). Entre os possíveis candidatos, citam-se países do Norte da África, como Argélia e Egito, além de nações do Oriente Médio, como o Irã. Entretanto, esta última possibilidade é menos provável, considerando a recente confirmação da aquisição dos novos Sukhoi Su-35S pela Força Aérea da República Islâmica do Irã.

A informação mais recente sobre o tema foi novamente divulgada por autoridades da agência estatal durante o festival Aero India. A esse respeito, o diretor-geral da Rosoboronexport, Alexander Mikheev, declarou: “O primeiro cliente estrangeiro do avançado caça multifuncional de quinta geração Su-57E começará a operar essa aeronave em 2025, após sua entrega pela ‘Rosoboronexport’”.

Por fim, sem mais detalhes sobre esse novo comprador, resta aguardar a confirmação da entrega oficial do primeiro Su-57E ao seu novo operador, um marco importante para a indústria aeroespacial russa.

Créditos da foto de capa: Livefist (@livefist)

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