‘Queria comer pão e não conseguia’: web resgata relato de jogador do CRB, ex-vendedor de pipa

A carreira dentro do mundo da bola nem sempre é fácil, principalmente para jovens que enxergam no esporte a possibilidade de mudar de vida. No início, as cifras que chamam atenção parecem, em boa parte dos casos, distantes da realidade – onde atletas precisam buscar outras formas de arrecadar dinheiro.

Isso aconteceu com Rafinha, atacante que hoje está no CRB. Há três anos, antes de ter o nome consolidado dentro do mercado, o jogador ficou 2022 inteiro sem entrar em campo e precisou se virar para sustentar a família. A solução encontrada foi começar a vender pipa.

Eu vendia pipa e não tinha condições de criar o meu filho. A minha família me ajudou muito. Foi bem difícil porque não é uma coisa legal. Por mais que eu goste como diversão. Tinha dia que eu conseguia um dinheiro bom, mas, em outros, ganhava 20 centavos. Eu queria comer pão e não conseguia [comprá-lo].

O relato emocionante foi dado à TV FPF, em 2023, logo após o título da Série A3 do Paulista, quando estava no Capivariano. Na semana passada, uma página de fãs de futebol postou um corte da entrevista e a publicação viralizou.

Rafinha perdeu o pai quando ainda era criança e enxergou no futebol a oportunidade de mudar de vida.

— Quando eu tinha seis anos, o meu pai morreu. Eu prometi para ela [minha mãe] que não iria fazer coisas erradas. Eu prometi que eu poderia passar fome, mas eu nunca iria fazer coisas erradas. Meu pai era bandido. Mas o papel que ele deixou para mim, sendo homem e pai, foi maravilhoso. Eu segui a parte boa dele.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Boleiro sonhador (@boleirosonhadorr)

 

Logo após a morte do pai, o atacante deu os primeiros passos no esporte. Aos 18 anos, conseguiu chamar atenção do Grêmio e ficou na base do Tricolor entre 2019 e 2021. 

Após um ano de 2022 complicado, o Capivariano (SP) abriu as portas e foi o primeiro time profissional de Rafinha. Por lá, ele fez 24 jogos e marcou sete gols, além do título da A3 e de ser eleito a revelação do torneio.

Antes de fechar com o CRB, ele ainda passou por Tombense e Ceará. 

Rafinha em 2025

Contratado no final de dezembro de 2024, Rafinha iniciou bem no CRB. Em quatro jogos, foram dois gols e uma assistência.

No entanto, no clássico contra o CSA, no último dia 25, ele sentiu a posterior da coxa e foi substituído. No início desta semana, ele iniciou o processo de transição. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.