Renan Calheiros e o cenário para 2026

Quem acompanha o noticiário político há de constatar que do final do ano passado para cá o senador Renan Calheiros(MDB) mudou bastante.

As postagens nas redes sociais diminuíram, a postura passou a ser mais comedida e, importante destacar, passou a admitir – o que não acontecia antes – uma certa tolerância em relação ao deputado federal Arthur Lira (PP), seu principal oponente em Alagoas.

Acerta quem apostar que essa nova fase tem tudo a ver com a disputa eleitoral de 2026, quando ele tentará conseguir seu quinto mandato consecutivo.

Até por falta de outras alternativas viáveis eleitoralmente, Renan Calheiros sabe, pela sua condição de um dos mais experientes políticos do Brasil – em setembro deste ano completa 70 anos de idade e quase 50 de exercício de mandatos -, que um bom acordo é melhor do que uma briga.

No ano que vem haverá duas vagas em disputa para o Senado, ele é candidato nato para uma delas, e o nome em maior evidência até agora para a outra vaga é o de Arthur Lira, considerando-se que a senadora Eudócia Caldas não concorrerá à reeleição.

Portanto, aparentemente não tem sentido um confronto quando existe a possibilidade de entendimento, até porque tudo indica que 2026 deverá ser a última campanha de Renan, que em 2034, se reeleito em 2026, estará com 79 anos de idade.

Bom senso é, normalmente, um predicado inerente aos mais experientes.

Seria, no atual contexto, o caso de Renan Calheiros?

Aguardemos 2026…

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.