Um dos caças furtivos Su-57 das Forças Aeroespaciais Russas fica frente a frente com um F-35 dos EUA na Índia

Durante o ano de 2024, a United Aircraft Corporation (UAC) realizou diversos esforços para a promoção internacional do caça furtivo Sukhoi Su-57, que está sendo incorporado às Forças Aeroespaciais Russas (VKS). Um exemplo disso foi a presença de duas unidades do avião de quinta geração no Zhuhai Air Show, na China. Recentemente, foi confirmado que a Rússia enviou um de seus Su-57 para a Índia para participar de exibições estáticas e aéreas no festival internacional Aero India 2025.

De 10 a 14 de fevereiro, a Índia se torna o epicentro onde as principais empresas de aviação do mundo apresentam seus mais recentes desenvolvimentos. No caso da UAC, apoiada pela longa e histórica parceria entre Índia e Rússia, a empresa enviou um dos novos Su-57 que estão sendo incorporados às Forças Aeroespaciais Russas. Sob o comando do piloto Sergey Bogdan, e no contexto da inauguração do show aéreo, o caça furtivo iniciou hoje seu voo de exibição diante de uma multidão que compareceu ao evento no primeiro dia.

A presença do caça furtivo, identificado nas fotos viralizadas como o T-50-4 “054 Blue”, uma das aeronaves que participou do Zhuhai Air Show na China, faz parte da estratégia de promoção da versão de exportação do avião de quinta geração, denominada “Su-57E”. Embora não se conheçam muitos detalhes sobre as especificidades dessa variante, no ano passado, funcionários da UAC anunciaram que haviam fechado o primeiro contrato de exportação para um novo cliente, sem revelar qual país. Especula-se que seja uma nação da Ásia ou do Norte da África, que não tem acesso ao único caça de quinta geração atualmente disponível para o mercado internacional: o F-35.

Além dos esforços promocionais realizados em 2024, o consórcio industrial russo também anunciou novos investimentos para aumentar a produção e a cadência de entregas do Su-57. Um exemplo disso são os planos de expansão da fábrica de aeronaves de Komsomolsk-on-Amur. Conforme informado pela própria UAC em agosto do ano passado, foi registrada a inauguração de novos “… edifícios para testes do sistema de combustível, bem como a conclusão da primeira fase de construção de um hangar para testes dos equipamentos radioeletrônicos de bordo (BREO), com o objetivo de aumentar a produção em série de aeronaves.”

Independentemente dessas iniciativas, esta é mais uma oportunidade para observar as capacidades do caça russo, cuja supermanobrabilidade é um dos principais atrativos para o público. Além disso, as diversas fotografias viralizadas permitiram capturar o encontro entre o Su-57 das VKS e o F-35 da Força Aérea dos Estados Unidos (USAF), que também está presente no Aero India 2025. A imagem, no atual contexto das relações entre os dois países, cria um cenário surreal, no qual ambas as aeronaves compartilham pacificamente a mesma plataforma e realizam exibições aéreas para impressionar o público.

Por fim, funcionários da UAC não deixaram de destacar a ampla parceria que mantêm com empresas indianas, citando diversos programas de fabricação de aeronaves, como os Su-30MKI produzidos sob licença pela HAL, além da oportunidade de aprofundar a histórica cooperação entre os dois países com novos marcos no desenvolvimento de aviões de quinta geração.

Demonstração aérea do Su-57 no Aero India 2025

*Fotografias: Embaixada da Rússia na Índia.

La entrada Um dos caças furtivos Su-57 das Forças Aeroespaciais Russas fica frente a frente com um F-35 dos EUA na Índia aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.