A dias do Carnaval, cantor da Dascuia lança “Nas Alturas”, que canta os morros de Florianópolis

A poucos dias do Carnaval, os amantes de samba e música autoral podem conferir a partir desta terça-feira (11), a canção “Nas Alturas”, que marca a estreia do artista manezinho Natan Severino em todas as plataformas de streaming.

Severino integra o grupo musical da escola de samba verde e rosa Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dascuia, do Morro do Céu, que desfilará na avenida no dia 28 de fevereiro. O morro, aliás, é um dos cenários mencionados na canção.

Cantor Natamn Severino canta a música "Nas Alturas" em morro de Florianópolis

“Nas Alturas” traz reflexão sobre a realidade dos morros em Florianópolis – Foto: Diorgenes Pandini

A música traz uma reflexão poderosa sobre a resistência negra nos morros de Florianópolis, evidenciando a realidade das comunidades. Natural da Coloninha, no Continente, Natan Severino transita por diversas expressões artísticas além da música, como a dança e a atuação. “Nas Alturas” nasceu como parte da trilha sonora da peça “O Último Voo de Um Menino”, do Poeira, Grupo de Teatro

O espetáculo, contemplado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio à Cultura em duas edições, aborda questões étnico-raciais, violência policial e a vivência de crianças negras em Santa Catarina. As canções criadas para a montagem trazem leveza e doçura, ao mesmo tempo em que enaltecem a cultura negra, promovendo empoderamento e conexão com o público.

‘Nas Alturas’ enaltece a resistência dos morros de Florianópolis

Com versos marcantes, “Nas Alturas” retrata a força e a identidade das comunidades, fomentando debates e reafirmando a valorização cultural dos moradores.

“Esta música expõe uma outra geografia de Florianópolis, em contraponto à imagem idealizada da cidade. É uma forma de dar visibilidade às vivências pretas e periféricas dentro da Capital”, refletiu Severino.

Cantor Natan Severino canta "Nas Alturas"

Cantor integra grupo musical da escola de samba verde e rosa Grêmio Recreativo Cultural Escola de Samba Dascuia – Foto: Diorgenes Pandini

Além de seu trabalho solo, o artista integra o coletivo Samba da Búia, nova geração de sambistas e compositores de Florianópolis. O grupo nasceu de encontros espontâneos na Avenida Hercílio Luz e carrega em seu nome a memória do Rio da Bulha – curso d’água hoje canalizado sob o calçadão da avenida.

Com o lançamento de “Nas Alturas”, Natan Severino reafirma seu compromisso com a cultura negra e a resistência das comunidades periféricas. A faixa, produzida por Felipe Corbani, conta com Corbani também no violão, percussão de Nano Hazan e Rafa Cruz, e banjo de Andrey Barbosa.

A edição de voz ficou por conta de Joana Castanheira, enquanto o coro traz as vozes de Luan Renato Telles, Thaís Lima Machado e Gabriel Rosa. A música pode ser ouvida nas principais plataformas de streaming, incluindo o Spotify.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.