YouTube é mais assistido na TV do que nos celulares

O YouTube completa duas décadas de existência e celebra um marco significativo: a televisão superou os dispositivos móveis como a principal tela para assistir aos vídeos na plataforma nos Estados Unidos, segundo um relatório divulgado pela empresa.

O dado chancela a mudança de comportamento do usuário e a transformação no consumo de mídia e reforça o papel das TVs conectadas no cotidiano dos usuários.

Televisão lidera tempo de exibição nos EUA

Apesar do aumento no uso de smartphones, os telespectadores estão optando por assistir ao YouTube em telas maiores.

A Nielsen, renomada empresa de pesquisa de mercado, apontou que, pelo segundo ano consecutivo, o YouTube é o serviço número um em tempo de exibição de streaming no país. A TV, com seu apelo visual ampliado, tornou-se a preferida, proporcionando uma experiência mais imersiva e compartilhada.

Conforme mais criadores produzem conteúdo para a tela grande, trabalhamos para levar o melhor do YouTube para as TVs, incluindo uma experiência de segunda tela

Neal Mohan, CEO do YouTube

Divulgação/YouTube

Novidades para 2025: ferramenta Watch With

O YouTube também está introduzindo inovações. Entre elas, a ferramenta Watch With, que permitirá criadores adicionarem comentários ao vivo e reações em vídeos de eventos, como jogos ou shows.

A novidade já está sendo testada em parceria com a NFL e será expandida para outros conteúdos ao longo do ano. A funcionalidade reforça a interatividade da plataforma e o engajamento com o público.

O YouTube está definitivamente redefinindo o conceito de televisão

Neal Mohan, CEO do YouTube

Na carta de aniversário, Neal Moham, CEO do YouTube, também ressaltou que, atualmente, a plataforma registra mais de 1 bilhão de horas de conteúdo assistido diariamente em TVs conectadas.

Além disso, serviços como YouTube Premium e YouTube Music Premium seguem crescendo, indicando que a plataforma está consolidada como a nova forma de consumir entretenimento globalmente.

Divulgação/YouTube

Leia também:

  • YouTube testa recurso de acelerar vídeos em até 4 vezes
  • YouTube exibe propagandas de até 3 horas para quem usa adblocker
  • YouTube Premium adiciona áudio em 256 kbps para vídeos de música

O que esperar do YouTube nos próximos 20 anos

O CEO do YouTube também apresentou quatro grandes apostas para 2025 e o futuro da plataforma:

1. YouTube como epicentro da cultura

O YouTube continuará sendo um dos principais locais para a criação e disseminação de tendências culturais. A plataforma planeja investir ainda mais em formatos diversificados como vídeos curtos (Shorts), podcasts e transmissões ao vivo.

Eventos globais, como eleições, esportes e festivais, continuarão a atrair milhões de espectadores, consolidando o YouTube como um espaço de troca cultural global.

2. Criadores como startups de Hollywood

Os criadores de conteúdo estão revolucionando o entretenimento, trazendo o espírito de inovação de startups para o setor.

Com novos estúdios sendo construídos ao redor do mundo, a plataforma apoiará ainda mais o crescimento dos criadores com ferramentas que ampliam oportunidades de negócios e monetização, como parcerias com marcas, assinaturas de canais e recomendações de compras.

3. A nova televisão

A TV conectada não apenas se tornou o principal dispositivo de consumo, mas também está redefinindo a experiência televisiva.

O YouTube continuará expandindo recursos como a ferramenta Watch With, a experiência de segunda tela e novos formatos de anúncios para tornar o consumo em TVs ainda mais interativo e engajante.

4. IA no centro da experiência criativa

A inteligência artificial será cada vez mais integrada à jornada dos criadores e ao consumo dos espectadores.

Novas ferramentas, como dublagem automática e geração de ideias e miniaturas para vídeos, ajudarão os criadores a economizar tempo e alcançar públicos globais.

A IA também será usada para melhorar a segurança e adequar experiências ao público jovem.

Olhando para o futuro

Com foco em inovação, criatividade e conexão global, o YouTube busca continuar liderando a transformação da mídia digital. “Nosso compromisso é empoderar criadores, promover comunidades e redefinir como o mundo assiste, ouve e se conecta”, reforçou Neal Mohan.

Os próximos 20 anos, portanto, prometem um YouTube ainda mais integrado à cultura e à vida das pessoas.

Fonte: YouTube

Conteúdo Relacionado
YouTube cresce 21% e só perde para a Globo em audiência no Brasil

líder no país

YouTube cresce 21% e só perde para a Globo em audiência no Brasil

Adicionar aos favoritos o Link permanente.