Feminicídio em Penedo: Fernanda tentou fugir do ex-marido, mas foi morta a 400m de casa

A Polícia Civil de Alagoas acredita que Fernanda dos Santos Silva, de 37 anos, vítima de golpes de arma branca, tentou fugir das agressões do ex-marido e morreu, na madrugada desta terça-feira, 11, a cerca de 400 metros de distância da residência dela, em Penedo. Jailson Barbosa Santos é apontado como o autor do feminicídio e é considerado foragido. Ele foi candidato a vereador pelo município ribeirinho nas últimas eleições, pelo Partido Progressista (PP).

A informação foi confirmada ao Fique Alerta pelo delegado Rômulo Andrade. O crime aconteceu na madrugada desta terça-feira, 11, no povoado Manibu, em Penedo, no Baixo São Francisco de Alagoas.

“O que os investigadores conseguiram levantar no local é que, ontem à noite, já bem tarde, ele foi até a casa onde ela morava com os filhos para conversar a respeito da separação. Mandou os filhos dormirem, porque não queria discutir na frente dos filhos. Se afastaram do interior do imóvel e a gente acredita que, durante essa discussão, eles brigaram e ele acabou a golpeando com arma branca. Ela ainda tentou fugir dele. O corpo dela foi encontrado distante do imóvel, a uns 400 metros, já sem vida, onde ela desfaleceu”. 

Segundo o delegado, a mãe de Fernanda tentou falar com a filha, mas não a encontrou, só que os netos avisaram que o pai tinha ido até a casa deles na noite anterior e desde então não tinham notícias de Fernanda. 

“Eles começaram a fazer uma busca nas proximidades do imóvel, encontraram as sandálias dela manchadas de sangue e ampliaram a busca, a encontrando já sem vida”. 

“Como sempre nesses casos, o feminicídio nunca surge do nada, sempre tem outras violências menores, que a gente chama. Isso vai progredindo para crimes mais graves. A informação que temos é que ele a ameaçava, a batia e ela nunca procurou a polícia para denunciá-lo. No final do ano passado, ele começou a acusá-la de traições e, em razão disso, eles resolveram se separar. Desde então, vinham em processo de separação, já tinham contactado advogado. Ontem à noite, nesta madrugada, ele resolveu tirar a vida dela”, afirmou Rômulo Andrade. 

A polícia destacou que Jailson fugiu em uma moto Yamaha XTZ 150, de cor azul, e está sendo procurado. A placa do veículo é SAA0F75, de Penedo-Alagoas. Quem tiver informações sobre o paradeiro dele pode ajudar com a denúncia através do número 181.

“A informação que temos é que ele tem uma moto. Ele deixou a moto na casa do pai dele e foi até a casa da Fernanda. Após cometer o crime, ele voltou, pegou a moto e fugiu. Ele é considerado foragido. Estamos com vários policiais fazendo buscas na região inteira de Penedo e Coruripe para ver se fazemos a prisão em flagrante. Não conseguimos localizar a arma do crime ainda. Os peritos estão no local fazendo os levantamentos e as primeiras investigações para ver se encontram essa arma. Se não, quando ele for preso, a gente acredita que ele vai nos dizer onde a arma está e qual arma ele utilizou”. 

“O que a gente conseguiu levantar é que ela correu, tentou fugir dele, porém ele não buscou ajuda para ela e nem avisou a ninguém. Ele simplesmente fugiu e deixou que ela morresse ali nas proximidades da casa. Tudo isso vai ser levado em consideração no relatório final do inquérito”, completou o delegado. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.