Barcas terão novo sistema de pagamento; saiba como será

Passageiros pedem melhorias e conforto nas embarcações


Passageiros pedem melhorias e conforto nas embarcações


|  Foto:
Lucas Alvarenga

O transporte aquaviário do Rio de Janeiro entra em uma nova fase a partir desta quarta-feira (12), com o início da operação do Consórcio Rio Barcas. Na véspera, no entanto, as estações da capital e Niterói seguem descaracterizadas – sem mudanças significativas na identidade visual.

O novo operador, que ocupa o lugar da CCR Barcas, trará como uma das principais novidades a possibilidade de pagamento das passagens via QR Code.

Haverá opção para pagar digitalmente, com um código gerado pelo celular, ou utilizar um QR Code impresso, que estará disponível nas bilheteiras e máquinas de recarga.

A novidade chamou a atenção dos passageiros, como o publicitário Diego Jonathas de Almeida, de 41 anos, que se surpreendeu com a alternativa digital. Apesar disso, ele acredita que a nova administração deveria focar em melhorias no conforto das embarcações.

“É muito bom essa novidade, apesar de a maioria pagar as passagens com o cartão RioCard. Outra coisa boa seria o investimento em mais barcas com ar-condicionado, ainda mais nesse período em que as temperaturas estão bem altas”, comentou Diego.

Mesmo com a mudança de operador, a transição ainda não é totalmente visível para os passageiros. Apenas no site oficial.

Nova identidade visual do consórcio já está disponível no site


Nova identidade visual do consórcio já está disponível no site


|  Foto:
Reprodução

Nas estações da Praça Arariboia e da Praça XV, por exemplo, não há adesivos ou sinalizações indicando a nova gestão. Apesar disso, a expectativa dos usuários é de um serviço mais eficiente e confortável.

A auxiliar de escritório Monique Santos, de 36 anos, moradora de Neves, em São Gonçalo, vê a mudança como uma oportunidade de melhoria.

“Sempre quando existe uma mudança entendemos que é para ser algo melhor, e é isso que eu, e acredito que todos os outros passageiros, esperamos desse operador”, afirmou.

Ainda não há adesivos ou sinalizações indicando a nova gestão


Ainda não há adesivos ou sinalizações indicando a nova gestão


|  Foto:
Lucas Alvarenga

Inicialmente, não haverá grandes mudanças para os passageiros: as linhas, os horários e a forma de pagamento com o cartão Riocard permanecem inalterados.

O contrato do Consórcio Rio Barcas foi assinado pelo governador Cláudio Castro no dia 10 de janeiro. A licitação definiu o novo operador do transporte aquaviário, e, mesmo com o contrato da CCR Barcas vigente até 11 de fevereiro, a transição começou no dia da assinatura.

O consórcio responsável pela operação é formado pelas empresas BK Consultoria e Serviços, Internacional Marítima, Innovia Soluções Inteligentes e Sudeste Navegação.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.