O último porta-aviões de propulsão convencional da Marinha dos EUA chegou finalmente ao Texas para seu desmonte

Depois de completar uma navegação pelo oceano Atlântico, seguindo a península da Flórida e atravessando o Golfo do México, o último porta-aviões de propulsão convencional da Marinha dos Estados Unidos, o ex-USS John F. Kennedy (CV-67), finalmente chegou a Brownsville, Texas. O navio iniciou sua navegação em meados de janeiro passado, sendo rebocado com destino às instalações da empresa International Shipbreaking Limited, onde será desmontado, colocando assim um fim a uma história de décadas de serviço.

O ex-USS John F. Kennedy (CV-67) foi o último porta-aviões de propulsão convencional construído para a Marinha dos Estados Unidos. Incorporado ao serviço em 1968, acumulou um histórico de 39 anos de operações em diversos pontos do globo, até sua retirada oficial em 2009. Desde então, várias opções foram consideradas para seu destino final, incluindo a possibilidade de transformá-lo em um museu. No entanto, a decisão final foi vendê-lo para desmonte pelo valor simbólico de um centavo de dólar.

Essa questão deve ser devidamente contextualizada, pois o desmonte desse tipo de navio, com 82 mil toneladas, 326 metros de comprimento e 40 metros de boca, demonstra as dificuldades que uma potência como os Estados Unidos enfrenta para a disposição final de seus porta-aviões. A situação tende a se tornar ainda mais complexa com a futura retirada de porta-aviões de propulsão nuclear, não apenas devido ao desmonte do aço e aos trabalhos relacionados à disposição dos reatores nucleares, mas também pelo alto custo envolvido.

Conforme informado pelo Escritório de Responsabilidade Governamental (GAO) em um relatório publicado em 2018, tomando como exemplo o USS Enterprise, primeiro porta-aviões de propulsão nuclear dos Estados Unidos, foi projetado que seu desmonte pode atingir a cifra de US$ 1,55 bilhão.

For more than a decade and a half, the last remaining conventionally powered aircraft carrier, the Ex-USS John F. Kennedy (CV-67), has been moored in the City of Brotherly Love—a tangible symbol of America’s military strength in the city where both the Navy and Marine Corps were founded 250 years ago. On Thursday, three tugboats pulled alongside the Ex-JFK, the mooring lines were dropped from Pier 4, and she began her final voyage down the Delaware River, bound for scrapping in Brownsville, Texas.

Voltando ao ex-USS John F. Kennedy (CV-67), o antigo porta-aviões da classe Kitty Hawk (embora, devido às extensas modificações, tenha se tornado praticamente uma subclasse própria), apelidado de “Big John”, zarpou em 16 de janeiro passado da Filadélfia, sua casa por mais de uma década.

Sendo rebocado nas últimas semanas, no início deste mês de fevereiro chegou finalmente à cidade de Brownsville, Texas, para ser levado às instalações da empresa International Shipbreaking Limited, que será responsável pela desmontagem desse gigante que navegou os mares por 39 anos, sendo sinônimo do poderio da Marinha dos Estados Unidos sempre que sua silhueta surgia no horizonte.

Fotografias utilizadas apenas para fins ilustrativos: partida da Filadélfia em meados de janeiro de 2025.

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