Piloto pediu retorno imediato ao Campo de Marte pouco antes de queda em SP

O piloto Gustavo Medeiros pediu para retornar imediatamente ao aeroporto Campo de Marte, na zona norte de São Paulo, pouco antes de o avião que pilotava cair na manhã de sexta-feira (7) na avenida Marquês de São Vicente, na Borra Funda, na na zona oeste da cidade.

O pedido de retorno feito à torre de controle, sem declaração de emergência, aparece em um áudio captado pelo site Questionada sobre a gravação, a Força Aérea Brasileira, responsável pelo tráfego aéreo, não respondeu até a publicação deste texto.

A aeronave, que seguia para Porto Alegre, tinha decolado às 7h17 do Campo de Marte e caiu às 7h18, de acordo com os bombeiros. O acidente aconteceu na altura do número 1.874 da avenida Marquês de São Vicente.

Uma câmera de segurança registrou o momento. O vídeo mostra que o avião cai na avenida, explode e deixa um rastro de fogo e fumaça. Os corpos do advogado Márcio Louzada Carpena, 49, e do piloto Medeiros foram encontrados carbonizados dentro da aeronave.O pedido de retorno imediato aparece durante a conversa da controladora da torre do Campo de Marte com outros pilotos e, imediatamente, após ela dar uma instrução ao piloto da aeronave que cairia na sequência.

“Papa serra, fox, echo, mike solicita retorno imediato”, afirma a voz de um piloto, usando linguagem fonética para se referir ao prefixo de sua aeronave, PS-FEM.

A controladora responde “ciente” e dá instruções sobre vento e pista para pouso. Depois ela tenta se comunicar com o avião, sem sucesso, e pede para outro piloto faça o contato. Por diversas vezes eles chamaram pelo prefixo do King Air, mas não há resposta.

Um outro piloto diz a seguir que há algum problema, pois via fumaça. Um comandante questiona se pode decolar e a torre solicita que aguarde. “Que tragédia”, afirma o piloto na fila.

A torre pede informações a helicópteros e um piloto diz que tinha passado pelo local e que havia um ônibus em chamas. Na sequência há vários recortes na gravação sobre a queda do avião e que o CT (centro de treinamentos) do Palmeiras era local de referência para o acidente.

Ao todo, a transcrição do áudio tem 10min06 de duração. Em um outro áudio que circula em redes sociais, um piloto que estava na fila de decolagem repete que o comandante do King Air não declarou emergência. “A torre tentou chamar ele, mas nada”, afirma na gravação.
No acidente, o avião acertou veículos que passavam pelo local. Um ônibus municipal pegou fogo e ficou completamente destruído. O ônibus atingido operava na linha 8500 (Terminal Pirituba/Terminal Barra Funda) e pertence à Viação Santa Brígida, que se solidarizou com as vítimas.

Especialista em aviação ouvido pela reportagem afirma que aparentemente o piloto tentava fazer um pouso de emergência na avenida.

As imagens mostram o momento em que os passageiros começam a descer do ônibus em desespero. É possível ouvir pessoas gritando por socorro.

Segundo a empresa Santa Brígida, uma das últimas pessoas a sair foi a cobradora, que é uma pessoa com deficiência física e ajudou os passageiros a deixarem o veículo. Ela aparece em desespero no vídeo.

Após o choque do avião com o coletivo, houve uma explosão, e o coletivo foi tomado pelo fogo. As chamas, no entanto, não se espalharam imediatamente, o que permitiu que todos os passageiros conseguissem sair em segurança.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, cinco pessoas que estavam no veículo tiveram ferimentos leves. Uma mulher de 60 anos que trabalha como faxineira e estava no ônibus foi uma das feridas. Ela bateu a cabeça ao tentar deixar o coletivo.

A FAB (Força Aérea Brasileira) afirmou que investigadores do Seripa 4 (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) foram acionados para investigar o acidente.

Equipes da Polícia Civil e do Seripa fizeram um mapeamento da área do acidente com um scanner 3D. O equipamento faz registro de toda a área, com imagens que possibilitam revisitar o local do acidente para análises complementares.

A aeronave foi removida para um pátio do Cenipa (Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos) e o ônibus, para a garagem da SPTrans. Os corpos do piloto e do advogado dono do avião seriam levados na tarde deste sábado (8) para Porto Alegre, onde serão velados e enterrados.

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