Chegam à Ucrânia os primeiros caças Mirage 2000 transferidos pela França para a Força Aérea Ucraniana

No início de junho do ano passado, o presidente Emmanuel Macron confirmou que a França estava se preparando para iniciar a transferência de caças Mirage 2000 para a Força Aérea da Ucrânia. Nos últimos meses, diversos detalhes vieram à tona, indicando a iminente entrega das aeronaves de combate provenientes da Força Aérea e Espacial Francesa. Assim, na manhã de hoje, 6 de fevereiro, o Ministro das Forças Armadas da França, Sébastien Lecornu, confirmou a entrega e a recepção na Ucrânia dos primeiros deltas, que se somarão ao esforço de guerra do país.

Com base nas declarações publicadas na rede social X, o ministro afirmou: “Em 6 de junho de 2024, Emmanuel Macron anunciou a entrega de caças Mirage 2000 franceses à Ucrânia. Os primeiros deles chegaram hoje à Ucrânia. Com pilotos ucranianos a bordo, treinados durante vários meses na França, agora participarão da defesa do céu ucraniano”, fazendo referência à decisão que deu início ao processo de transferência das aeronaves para a Força Aérea da Ucrânia, bem como ao treinamento de pilotos e equipes na plataforma.

Por sua vez, o anúncio do ministro francês foi acompanhado pela conta oficial do Ministério da Defesa da Ucrânia, que confirmou a chegada dos aviões de combate franceses ao país e agradeceu esse novo apoio às Forças Armadas Ucranianas.

Embora não tenham sido fornecidos mais detalhes sobre o número total desta primeira entrega, no mês de outubro passado foi informado que seriam três unidades. Desde então, análises têm sido feitas sobre qual versão do Mirage 2000 seria transferida para a Ucrânia, com especulações variando entre a versão “C”, já retirada de serviço pela Força Aérea e Espacial Francesa, e a mais moderna e atualizada Mirage 2000-5.

Essa questão não é insignificante, pois espera-se que os Mirage 2000 complementem os F-16 atualmente sendo incorporados pela Força Aérea Ucraniana para cumprir missões de ataque terrestre e apoio aéreo. Entre as capacidades do M2000-5, destaca-se seu radar RDY de varredura mecânica de pulso Doppler, com capacidade look-down/shoot-down, que possui capacidades de detecção e rastreamento ar-terra superiores aos radares RDM e RDI presentes na versão C.

Nos últimos meses, o governo francês tem enfatizado que os caças selecionados seriam atualizados e adaptados ao complexo e desafiador Teatro de Operações que a Ucrânia enfrenta, mencionando as capacidades de autoproteção e guerra eletrônica com as quais serão equipados. Presume-se a instalação do sistema de contramedidas ICMS Mk 3, presente na versão de exportação do Mirage 2000-5.

Por fim, no que diz respeito ao armamento, diversos meios de comunicação franceses indicaram que o pacote de transferência dos Mirage 2000 inclui mísseis ar-ar MICA do tipo BVR, além de novos lotes de mísseis de cruzeiro furtivos SCALP-EG, que já são utilizados pelos Su-24 Fencer ucranianos como plataforma de lançamento.

Imagens utilizadas apenas para fins ilustrativos.

Você pode estar interessado em: A Rússia confirma a venda de novos mísseis de cruzeiro Kalibr para os submarinos de ataque classe Kilo da Marinha da Índia

La entrada Chegam à Ucrânia os primeiros caças Mirage 2000 transferidos pela França para a Força Aérea Ucraniana aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.