A Rússia confirma a venda de novos mísseis de cruzeiro Kalibr para os submarinos de ataque classe Kilo da Marinha da Índia

Apesar das sanções internacionais impostas à Rússia, o governo da Índia mantém sua posição firme em sustentar, manter e expandir suas capacidades com o diversificado equipamento e plataformas de combate de origem russa em serviço com suas Forças Armadas. O caso mais recente foi registrado hoje, 4 de janeiro, com a assinatura de um novo acordo para a compra de mísseis de cruzeiro Kalibr para equipar os submarinos de ataque classe Kilo da Marinha da Índia.

Denominada classe Sindhughosh, trata-se de uma série de submarinos de ataque de propulsão diesel-elétrica baseados na classe Kilo (Projeto 877), adquiridos pela Índia da União Soviética nos anos 80. Com sua incorporação à Força de Submarinos da Marinha da Índia, esses navios substituíram as antigas unidades da classe Vela (variante da classe Projeto 641, designação da OTAN: Foxtrot, de origem soviética).

A construção das dez (10) unidades ficou a cargo do estaleiro Sevmash (hoje integrante da United Shipbuilding Corporation), com a primeira unidade da classe, o INS Sindhughosh, sendo comissionada em 30 de abril de 1986. Posteriormente, com a dissolução da União Soviética, a construção ficou sob responsabilidade da Rússia, finalizando em 2000 com a entrega e comissionamento da última unidade, o INS Sindhushastra.

Atualmente, após passarem por um programa de extensão da vida útil e melhorias em cooperação com o estaleiro Sevmash, com o objetivo de garantir sua operação pelos próximos anos até a incorporação de uma nova classe de submarinos, um total de sete unidades permanecem em serviço. As outras três – INS Sindhurakshak, Sindhuvir e Sindhudhvaj – foram desativadas em 2017, 2020 e 2022, respectivamente.

Voltando ao que foi relatado hoje, 4 de janeiro, o Ministério da Defesa da Índia confirmou um novo acordo com a Rússia para a aquisição de novos mísseis de cruzeiro. Embora o modelo não tenha sido especificado, as imagens divulgadas confirmam que se trata dos mísseis Kalibr em sua versão para lançamento a partir de submarinos.

O Ministério da Defesa declarou: “O Ministério da Defesa assinou hoje um contrato com a Rússia para a aquisição de mísseis de cruzeiro antinavio, na presença do Secretário de Defesa, Shri Rajesh Kumar Singh, em Nova Délhi. Esses mísseis aumentarão significativamente as capacidades de combate da frota de submarinos da Marinha da Índia.”

Embora não tenham sido fornecidos detalhes específicos, a aquisição feita pela Índia refere-se à versão do Kalibr projetada para ser utilizada por submarinos contra alvos terrestres. Na ausência de mais informações, presume-se que possa ser a versão de exportação do míssil russo, designada 3M-54E (também chamada Club-S), que possui variantes para atacar tanto alvos terrestres quanto de superfície a uma distância de 300 quilômetros. Também existe a possibilidade de que se trate da versão mais moderna 3M-54TE, designada Club-N. Ambos os tipos de mísseis já são utilizados pela classe Sindhughosh.

você pode estar interessado em: Caças F-15J da Força Aérea de Autodefesa foram desdobrados para interceptar bombardeiros estratégicos russos no Mar do Japão

La entrada A Rússia confirma a venda de novos mísseis de cruzeiro Kalibr para os submarinos de ataque classe Kilo da Marinha da Índia aparece primero en Zona Militar.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.