Calor intenso no RS agrava estiagem e causa alerta para riscos à saúde

A situação tem gerado preocupações, não apenas para o setor agrícola, mas também para a saúde pública.

A estimativa, que já afetou os produtores rurais pelo quarto ano consecutivo, é uma das consequências mais evidentes da sequência de dias quentes. Carlos Joel da Silva, presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Rio Grande do Sul (Fetag-RS), explicou que a produção de soja é mais impactada, com possibilidade de perdas superiores a 50% caso as altas temperaturas continuem.

Além dos danos à agricultura, a saúde da população também está sob risco. A Secretaria da Saúde do estado emitiu um alerta sobre os sintomas causados ​​pela exposição ao calor excessivo e orientou sobre medidas para mitigar os efeitos do calor extremo no corpo humano.

Projeções para os próximos dias

De acordo com a Climatempo, o calor deve seguir nos próximos dias. Nesta sexta-feira (7), algumas cidades ainda devem registrar pancadas de chuva isoladas, mas as altas temperaturas sobem, com máximas acima dos 37ºC.

Leia mais: Diante da onda de calor, refúgios para se refrescar na região devem lotar no fim de semana

O alerta vermelho de perigo intenso, publicado pelo Inmet, indica que as temperaturas podem ficar 5ºC acima da média e trazem riscos para a saúde, com potencial de comprometimento da integridade física e até da vida.

As regiões Central, Oeste, Norte e Metropolitana estão dentro da área de alerta, enquanto o Sul, Litoral e Serra também apresentam riscos, mas em menor intensidade.

Previsão para Alegrete

Neste sábado (8), em Alegrete, a temperatura mínima foi de 24ºC, com máxima prevista de 35ºC no período da tarde. A umidade relativa do ar está entre 26% e 65%, o que é considerado baixo. Não há previsão de chuva para o dia.

No domingo (9), o padrão se repete, com mínima de 25ºC e máxima de 38ºC à tarde. A umidade relativa do ar continua baixa, variando entre 29% e 73%, e também não há previsão de chuva.

Com a continuidade do calor intenso, as autoridades orientam a população a redobrar os cuidados, como o consumo adequado de água, uso de roupas leves e a prevenção de atividades físicas ao ar livre durante as horas mais quentes.

O post Calor intenso no RS agrava estiagem e causa alerta para riscos à saúde apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.