EUA apreendem avião de Nicolás Maduro na República Dominicana

EUA apreendem avião de Nicolás Maduro

O governo dos Estados Unidos apreendeu um segundo avião presidencial do ditador venezuelano Nicolás Maduro, na República Dominicana e foi confiscada na quinta-feira (6).

O secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, acompanhou a operação durante uma visita a Santo Domingo, última parada de sua viagem por cinco países da América Latina. Durante a ação, autoridades americanas afixaram o mandado de apreensão na aeronave.

De acordo com um documento do Departamento de Estado obtido pela Associated Press, a apreensão exigiu a aprovação de Rubio para uma isenção a um congelamento imposto pelo ex-presidente Donald Trump sobre ajuda externa. Esse desbloqueio permitiu o pagamento de mais de US$ 230 mil em taxas de armazenamento e manutenção. A operação também recebeu aval do Departamento de Justiça dos EUA.

O avião confiscado é um Dassault Falcon 200 YV3360, utilizado por Maduro e seus principais assessores, incluindo o vice-presidente e o ministro da Defesa, em viagens internacionais para destinos como Grécia, Turquia, Rússia e Cuba. Segundo o Departamento de Estado dos EUA, esses deslocamentos ocorreram em suposta violação de sanções americanas.

A apreensão ocorre uma semana após o enviado especial dos EUA, Richard Grenell, visitar Caracas e se reunir com Maduro para discutir a repatriação de venezuelanos que entraram ilegalmente nos Estados Unidos. Na mesma ocasião, Grenell retornou com seis cidadãos americanos que estavam detidos na Venezuela.

Outra aeronave vinculada ao governo venezuelano foi confiscada pelos EUA na República Dominicana em setembro de 2024. O Departamento de Justiça informou que, entre o final de 2022 e o início de 2023, associados de Maduro usaram uma empresa de fachada no Caribe para ocultar sua participação na compra do Dassault Falcon 900EX, avaliado em US$ 13 milhões, de uma empresa sediada na Flórida.

Siga nossos canais:

Para todas as últimas noticias, siga nosso canal no Google News

Canal WhatsApp

Canal Telegram

Adicionar aos favoritos o Link permanente.