Do diagnóstico neurológico ao triatlo: conheça a jornada de superação de alagoano

Superação é o ato de progredir, de ultrapassar um limite. Esse conceito remete à vida de Erik Bispo, o jovem de 30 anos cuja trajetória tomou um rumo inesperado em 2016, quando foi diagnosticado com Miastenia Gravis, uma doença neurológica autoimune que provoca fraqueza muscular progressiva. A enfermidade trouxe desafios imensos, abalando tanto sua saúde física quanto sua rotina. No entanto, a história de Erik é, antes de tudo, um exemplo de vitória.

“Desde que descobri minha Miastenia, não conseguia praticar nenhum esporte por conta da fraqueza muscular. Nos momentos em que melhorava, eu voltava para a academia, mas esta rotina oscilava, porque meus sintomas variavam bastante”, relatou. No entanto, com o apoio de tratamentos especializados, ele encontrou forças para seguir em frente.

Um dos pilares dessa transformação foi o tratamento oferecido pelo Centro de Terapia Assistida da Unimed Maceió, que, com sua infraestrutura de ponta e uma equipe multidisciplinar composta por médicos, técnicos de enfermagem, enfermeiros e farmacêuticos especializados, possibilitou o acompanhamento adequado para seu quadro clínico.

“A Unimed Maceió, especialmente a equipe, foi fundamental para o meu tratamento, que iniciou em 2016. O tratamento não foi fácil, mas nunca perdi a esperança. Com o acompanhamento médico adequado e muita dedicação da equipe, comecei a retomar minha rotina e, com o tempo, voltei a focar no esporte, minha grande paixão. Isso me trouxe uma vontade renovada de superar a doença e provar a mim mesma que poderia voltar a competir”, destacou Erik.

Foi assim, com determinação e muito foco, que ele se preparou para um desafio que parecia impossível: o triatlo. No último dia 2 de fevereiro, Erik cruzou a linha de chegada de sua primeira prova de triatlo, um feito notável que representa muito mais do que um simples resultado esportivo. Sua superação é um exemplo de como, com o tratamento adequado e força de vontade, é possível vencer barreiras aparentemente intransponíveis.

Segundo Taciana Aguiar, supervisora de Enfermagem, a Unimed investe em terapias diferenciadas, infraestrutura, mas principalmente no atendimento humanizado porque acredita que o grande diferencial do tratamento está no jeito de cuidar das pessoas.

“O olhar humano sobre a necessidade de cada paciente unido à capacidade técnica, à inovação, à infraestrutura, impactam também no tratamento. No caso de Erik, além de uma medicação adequada, durante o tratamento infusional e a terapia sistêmica, ele sempre demonstrou vontade de melhorar e isso também contagiou todas as pessoas que faziam parte da nossa equipe de saúde. A terapia acaba sendo uma via de mão dupla. Um desafio vencido em conjunto!”, explicou Taciana.

O feito de Erik é uma verdadeira inspiração para todos que enfrentam desafios físicos e emocionais. Sua jornada não só ressalta a importância de um acompanhamento médico especializado, como também reforça que, independentemente dos obstáculos, a perseverança e a busca pela qualidade de vida podem nos conduzir a conquistas extraordinárias. Hoje, mais do que um atleta, Erik Bispo é um exemplo de resiliência e coragem, mostrando que, com foco, vigor e determinação, nada é impossível.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.