Learjet 35A enfrenta turbulência de esteira do Airbus A330

Learjet 35A enfrenta turbulência de esteira de Airbus A330

Investigadores do Conselho de Segurança de Transportes do Canadá revelaram que um Bombardier Learjet 35A, operado pela empresa de treinamento de pilotos de combate Top Aces, enfrentou uma situação de turbulência de esteira durante uma aproximação ao aeroporto internacional de Halifax, no último dia 18.
A aeronave de matrícula C-GTXM, que voava de Thunder Bay, seguia a 11 km atrás de um Airbus A330-200 (D-AXGF) da Discover Airlines, que estava na rota de Frankfurt (FRA) para o mesmo aeroporto. Segundo o relatório, o Learjet estava a uma altitude de 3.000 pés e a uma velocidade de 170 nós quando encontrou a turbulência de esteira.

O incidente resultou em uma “rolagem incontrolável” para a direita, com inclinação de até 45 graus, e uma perda de altitude de aproximadamente 100 a 200 pés. A tripulação conseguiu retomar o controle da aeronave e realizou uma manobra de arremetida, pousando em segurança na mesma pista após uma segunda tentativa de aproximação.

Nenhum dos três ocupantes da aeronave ficou ferido. A ocorrência foi reportada ao controle de tráfego aéreo, e a empresa Top Aces “comunicou as circunstâncias com toda a tripulação aérea”, conforme informações do Conselho de Segurança de Transportes.

Leia também: 

  • Aeroporto de Cuiabá recebe amantes da aviação no primeiro Spotter Day da Centro-Oeste Airports (COA)
  • Infraero conclui primeira etapa das melhorias no Aeroporto de Torres, no Rio Grande do Sul
  • Marrocos e Embraer anunciam acordo de cooperação aeroespacial
Adicionar aos favoritos o Link permanente.