Defesa Civil de Alagoas atualiza situação de rios e lagoas no sexto dia de chuvas

A Defesa Civil estadual confirmou a estabilidade de rios e lagoas em meio às chuvas que caem em Alagoas desde o último sábado (17). O chefe do setor de desastres naturais da Defesa Civil de Alagoas, capitão Douglas Gomes, disse, em entrevista ao programa Balanço Geral Alagoas, da TV Pajuçara, que a expectativa da redução do acumulado de água pode gerar a diminuição do nível, porém não afasta os riscos diante do solo encharcado. O estado segue de atenção.

“Os rios estabilizaram, alguns estão descendo, mas demora um pouco para descer em uma velocidade maior, pois eles estão recebendo água próximo das nascentes. E se voltar a chover, pode voltar a aumentar o nível da calha. Porém, nesse momento, é de estabilidade nas principais bacias”, destacou Douglas Gomes.

Ainda segundo ele, a região da Lagoa Manguaba é a que mais sugere cuidado. “Há três dias que a lagoa não baixou, está estabilizada em 252 centímetros, e a cota de transbordamento é de 270 cm. Então em Pilar e em Marechal Deodoro, as coordenadorias municipais estão acompanhando de perto e a gente passa as informações com antecedência para eles”.

“No momento não há risco de transbordamento em rios. Infelizmente alguns já transbordaram como Rio Santo Antônio, em União dos Palmares, e Rio Manguaba, em Pilar. Mas não há risco no momento”, acrescentou.

O integrante da Defesa Civil de Alagoas também destacou a situação de outros rios. Veja abaixo:

  • Rio Paraíba: está com nível baixo, em torno de 180 cm e transborda quando passa de 560 cm;
  • Rio Mundaú: está elevado, mas dentro da estabilidade, em torno de 400 cm, e transborda em torno de 650 cm;
  • Rio Jacuípe: está na cota de atenção e nesse momento está com 430 cm. Ele transborda com 520 cm.

“Apesar de hoje as chuvas diminuírem, intercalando com período seco, mas ainda o perigo continua pois o solo está encharcado e a água não vai cessar de forma imediata. Quem mora em área de risco e saiu de casal, não volte agora. Procura a sua coordenadoria municipal [Defesa Civil], lembrando sempre que a vida é mais importante”, concluiu.

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos de Alagoas (Semarh-AL) divulgou a reclassificação do alerta máximo para estado de atenção com a previsão de redução nos volumes de chuva nas próximas horas nas regiões de Maceió, Litoral, Zona da Mata e Baixo São Francisco. A madrugada na capital alagoana já não registrou o grande acumulado de água como nos últimos dias, porém o início da manhã foi de chuva intensa.

 
Adicionar aos favoritos o Link permanente.