“Festa junina” troca seis por meia dúzia

A programação do São João Massayó 2025 foi alterada, segundo informa a Prefeitura de Maceió, ao explicar que a apresentação da dupla sertaneja Zé Neto e Cristiano, que estava prevista para o Polo Jaraguá, foi cancelada.

O município também revela que a cantora Simone Mendes agora vai se apresentar no dia 27 de junho e que a apresentação do cantor Leonardo foi modificada para o dia 26 de junho.

Na verdade, fazendo uso de uma expressão bastante popular, é a “troca de seis por meia dúzia”, já que nenhum desses artistas citados – assim como a maior parte dos contratados -tem a ver com uma das maiores manifestações culturais do Nordeste brasileiro, que é o autêntico São João.

A Prefeitura de Maceió mais uma vez despreza legítimos grupos de forró alagoanos, com cachês em valores bastante simples, para contratar por altos valores músicos que divulgam ritmos sem identidade alguma com nossa região.

Para dar um verniz regional, a programação inclui alguns poucos nomes de expressão da autêntica música do Nordeste.

Repetindo o absurdo de maior repercussão nas redes sociais nestes “festejos juninos” de Maceió, basta lembrar que o cachê de Pablo Vitar –  canta mesmo o quê? – está em torno de R$ 550 mil, valor que daria para bancar dezenas de trio de forró alagoanos.

Que saudades da sanfona, da zabumba e do triângulo…

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.