Eletronet bate recorde de transmissão de dados

A Eletronet, operadora de telecomunicações estatal brasileira, alcançou um recorde em transmissão de dados no país, com uma transmissão de 1,6 Tb/s em um único comprimento de onda — aproximadamente 60% superior ao padrão de mercado, que gira em torno de 1 Tb/s.

Com suporte da Ciena, empresa americana especializada em redes ópticas e soluções de telecomunicações, a transmissão ocorreu durante testes de interconexão entre o data center da Eletronet, na Granja Julieta, em São Paulo, e o data center da Equinix SP4, localizado em Barueri, na Grande SP, em um trecho de 40 km.

A faixa alcançada foi possível com a utilização da infraestrutura de redes Optical Ground Wire (OPGW) da Eletronet e da solução de transponder óptico WaveLogic 6 Extreme (WL6e), da Ciena.

A rede OPGW funciona por meio de cabos do mesmo nome, que significam “fio de aterramento óptico”, um cabo de pára-raios com um núcleo de fibra óptica. Esse tipo de cabo possui duas funções: a proteção contra cargas atmosféricas e a transmissão de dados e voz.

Seu núcleo central de fibra é revestido por um tubo de proteção (geralmente de alumínio, aço inox ou plástico) e por uma camada externa de fios condutores (geralmente de aço-alumínio) para proteção contra raios e para fornecer condutividade.

Esse cabo é extremamente resistente e suporta tensões mecânicas, como ventos fortes e temperaturas baixas. Todo o revestimento, desenvolvido para suportar raios, torna seu núcleo óptico livre de influências eletromagnéticas, sem qualquer limitação em relação a sinal e ruído.

“Este teste é uma prova concreta de que nossa rede OPGW está pronta para lidar com as demandas mais intensas do mercado. Ao aproveitar a tecnologia WaveLogic 6 da Ciena, alcançamos resultados na entrega de serviços ópticos de alta velocidade no Brasil, permitindo que ISPs, operadoras e hyperscalers suportem suas aplicações mais exigentes com a largura de banda e a baixa latência que necessitam”, afirma Cássio Lehmann, CRO da Eletronet.

Em outro teste, desta vez em uma rota de backbone de longa distância, num percurso de 1,5 mil km entre São Paulo e Porto Alegre, o resultado alcançado foi de 1,2 Tb/s.

Para essa transmissão, foi utilizada a rede OPGW e um transponder WL6e da Ciena em cada extremidade, por meio de uma rede Reconfigurable Optical Add-Drop Multiplexer (ROADM) de grade flexível.

A Eletronet é uma subsidiária da Eletrobras e opera uma rede nacional com mais de 17 mil km de cabos ópticos e cerca de 170 Pontos de Presença (PoPs) em 18 estados do Brasil, integrados na parte mais alta das torres das linhas de transmissão de energia elétrica.

Atuando como uma rede neutra, a empresa oferece serviços de transporte de dados e trânsito IP de alta velocidade para provedores de internet (ISPs) e operadoras de telecomunicações.

Com presença em oito data centers no Brasil, a Eletronet tem meta de conectar 25 até o final deste ano.

Fundada em 1992, a Ciena possui sede em Hanover, nos Estados Unidos. A companhia fornece infraestrutura de rede para operadoras de telecomunicações, empresas, governos e provedores de serviços em nuvem, sendo uma das líderes globais do setor de redes ópticas.

A estadunidense possui cerca de 8 mil funcionários, com atuação em mais de 35 países. Entre seus clientes, estão AT&T, Verizon, BT, Telefónica e NTT. 

No primeiro trimestre de 2025, a companhia alcançou uma receita de US$ 1,07 bilhão, com um lucro líquido de US$ 44,6 milhões.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.