UFSC tem supercomputador

Os catarinenses ganharam um novo laboratório de ponta para computação de alta performance e inteligência artificial, construído a partir de um investimento de R$ 2,2 milhões por parte do governo do estado como parte do programa Multilab, no campus de Florianópolis da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Inicialmente, o projeto irá abrigar atividades nas áreas de metodologia e técnicas de computação voltadas para IA, genômica (GEN), computação quântica (CQ) e computação de alto desempenho (HPC). 

Batizado de Laboratório Virtual de Ensino, Extensão e Pesquisa em IA/GEN/CQ/HPC, o espaço vai oferecer uma estrutura moderna para processamento computacional de alta performance e IA, destinada à realização de pesquisas em todas as áreas do conhecimento, aulas práticas de diversos cursos e projetos de extensão.

Pensando nisso, o laboratório adquiriu um servidor para inteligência artificial modelo Nvidia DGX H100, que vai colaborar na melhora de performance e agilidade nas pesquisas.

“O programa permite que os grupos de pesquisa possam se focar em planejar e executar as suas atividades de pesquisa, sabendo que terão acesso ao equipamento para a realização dos experimentos que necessitam. Isso vale tanto para a área da inteligência artificial quanto para a qual o laboratório oferece uma infraestrutura única, mas também para diversas outras áreas”, salienta Aldo von Wangenheim, coordenador do laboratório.

Fundada em 1960, a UFSC tem cinco campi com aproximadamente 30 mil estudantes matriculados em 107 cursos de graduação presenciais e 13 de educação a distância, além de mais de 10 mil na pós-graduação. 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.