Modem Apple C1 supera desempenho da Qualcomm na maioria dos benchmarks

Depois de muitos anos de desenvolvimento e expectativas, a Apple lançou finalmente o dispositivo que promete revolucionar o segmento de conectividade 5G, e testes realizados são positivos: Modem Apple C1 supera desempenho da Qualcomm na maioria dos benchmarks.

Os estudos foram publicados pela Ookla, empresa conhecida pelo famoso site Speedtest. Foi usado um iPhone 16e equipado com o modem C1 e um iPhone 16 convencional, com o modem da Qualcomm.

Testes foram realizados usando como base três operadoras dos Estados Unidos: AT&T, T-Mobile e Verizon. Três métricas principais foram analisadas:

  1. 10º percentil (experiência de desempenho mais baixa)
  2. Desempenho médio
  3. 90º percentil (experiência de desempenho mais alta)

Para explicar um pouco melhor cada grupo, antes de compartilharmos os resultados dos testes, o primeiro grupo, 10º percentil, refere-se aos testes nos quais a velocidade de download estava comprometida. Portanto, é usado para mensurar o desempenho mesmo em áreas com problemas de cobertura, por exemplo.

O terceiro grupo, 90º percentil, é o oposto. Basicamente, trata-se do desempenho máximo obtido, o pico de velocidade. Segundo a Ookla, este segmento é menos relevante para tentar simular o uso do usuário médio, porque os resultados podem ser influenciados pela cobertura e outros aspectos.

E, por último, o desempenho médio é um meio termo entre os picos e dificuldades de cobertura do final. Outro aspecto relevante é o upload. A velocidade de envio de dados por meio do 5G, que também será abordado.

Leia mais

  • Justiça do Brasil decide que Apple não precisa abrir App Store para concorrentes
  • Apple trabalha em duas novas versões do Studio Display [RUMOR]
  • Apple TV+ agora pode ser assinado pelo Prime Video no Brasil

Com resultados promissores, modem Apple C1 supera desempenho da Qualcomm

Sem mais explicações, confira os resultados obtidos pela Ookla:

  1. Vitória do Modem Apple C1 no 10º percentil
    Na disputa que representa o cenário de conectividade mais desafiador, o iPhone 16e com o Modem C1 foi o vencedor. Mesmo em ambientes com a velocidade de download comprometida, o C1 ofereceu resultados superiores aos da Qualcomm.
  2. Modem da Qualcomm lidera no 90º percentil
    Em cenários de pico, nos quais as velocidades de download alcançaram o desempenho máximo, o modem da Qualcomm, no iPhone 16 padrão, conseguiu a liderança. Porém, conforme mencionado anteriormente, esta seção não representa com tanta fidelidade a experiência do usuário em situações do dia a dia
  3. Desempenho médio: modem Apple C1 vence novamente
    No desempenho mediano, o iPhone 16e alcançou uma leve vantagem, com velocidades mais rápidas nas operadoras AT&T e Verizon. Por sua vez, na operadora T-Mobile, a Qualcomm obteve uma pequena margem de vitória.
  4. Uploads mais rápidos no Modem Apple C1
    Esta é uma seção interessante. O modem da Apple obteve desempenho superior em velocidades de upload — ou seja, em envios de dados. Aqui a vitória foi folgada, porque a maçã alcançou quase o dobro de velocidade da Qualcomm na AT&T e Verizon. Na T-Mobile a vitória não foi tão folgada, mas ainda aconteceu.

Os resultados obtidos pelo modem da Apple são altamente positivos, ainda mais se levarmos em conta que esta é a sua primeira investida depois de anos de desenvolvimento.

A maçã já pode oferecer um produto com tecnologia altamente competitiva, que até mesmo supera a investida já madura da Qualcomm em vários cenários importantes. Todavia, a Apple continua usando os modens da norte-americana em seus smartphones premium, como o iPhone 16 Pro e o iPhone 16 Pro Max.

Tudo indica que, com o sucesso do modem C1 no iPhone 16e, celulares premium da empresa poderão usar essa tecnologia em breve, nas próximas gerações. Por enquanto, independentemente do modelo, os usuários estão com ótimas tecnologias em mãos.

Resta aguardar para observarmos o desenrolar desta história e como o uso do Modem C1 será expandido gradativamente.

E aí? O que achou da novidade? Compartilhe o seu ponto de vista nesta publicação e continue acompanhando o Mundo Conectado!

Fonte: 9to5mac

Conteúdo Relacionado
Como o Android nasceu de uma TRAPAÇA contra a Apple

TRETA ANTIGA!

Como o Android nasceu de uma TRAPAÇA contra a Apple

Adicionar aos favoritos o Link permanente.