Com descarte irregular, rua a poucos metros de ecoponto vira lixão e gera transtornos em Americana


Moradores temem que lugar vire criadouro do mosquito Aedes aegypti, além de atrair outras pragas. Confira onde ficam os ecopontos da cidade e o que pode ou não ser descartado. Descarte irregular de lixo causa transtornos em bairro de Americana
Americana (SP) confirmou 300 casos de dengue e registrou ao menos duas mortes pela doença em 2024. O cenário exige atenção especial aos possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. No entanto, isso não tem ocorrido em toda a cidade.
No Jardim dos Lírios, uma rua que fica a menos de 500 metros de um ecoponto se transformou em um lixão a céu aberto devido ao descarte irregular. Agora, quem vive no local teme que o local vire um foco de transmissão da dengue.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A área na Rua das Seriemas está repleta de entulho, pedaços de madeira, móveis velhos, embalagens e plástico. Os moradores dizem que ao invés de descartar o lixo no local certo, dentro do ecoponto, a população insiste em abandonar os materiais na esquina.
“As vezes o poder público vem e limpa. Quando é a tarde o pessoal joga de novo. Tem um ecoponto aberto de segunda a segunda. Aqui é mais fácil, né? A gente vê sempre”, comenta o morador Djalmir Martins.
A comerciante Katuxa Silva é dona de um terreno que fica na esquina e diz que foi orientada a construir no local para inibir a prática, mas não adiantou. “Esse terreno aqui é meu. Estava um lixão antes de eu começar a construir”.
“A Prefeitura pediu para eu fazer o muro para parar com isso. Fiz o muro, tudo certinho, mas não parou. Cheiro desagradável. As vezes tem até animal morto. A rua inteira é um lixão”, lamenta.
Moradores reclamam de descarte irregular de lixo na Rua da Seriemas, em Americana
Reprodução/EPTV
O que diz a Prefeitura
Em nota, a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Urbanos destaca que o descarte irregular de lixo é um crime ambiental, além de uma infração prevista em lei municipal. Também reforçou a existência de um ecoponto próximo ao endereço.
A administração municipal ainda informou que nesta semana uma equipe vai fazer a limpeza, mas pede que a população contribua fazendo denúncias para o telefone 153, do Grupo de Proteção Ambiental de Americana.
Ecopontos de Americana
No total, Americana tem ecopontos em nove endereços, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, aos sábados, das 8h às 17h, e aos domingos e feriados, das 8h às 12h. São eles:
Rua das Seriemas, 550 – Vila Mathiensen
Rua dos Pinhais, 61 – Jardim da Mata
Avenida Roma, 4483 – Jardim Mirandola
Rua do Rayon Viscose, 209 – Salto Grande I
Rua Estevão Carlos Vicentini, 175 – Jardim da Paz
Avenida Carmine Feola, 1.327 – Catharina Zanaga
Rua José Nicoletti, 110 – Parque Nova Carioba
Rua do Mecânico, 45 – Jardim Werner Plaas
Rua Castelo, 225 – Jardim Guanabara
👍 PODE ser descartado no ecoponto (1m³ por pessoa por dia)
Resíduos da construção civil
Resíduos recicláveis
Resíduos volumosos (mesas, cadeiras e guarda-roupas)
Entulhos
Tijolo
Restos de azulejos
Poda de árvore
Madeiras
Pneu (máximo 3)
👎 NÃO PODE ser descartado no ecoponto (1m³ por pessoa por dia)
Lixo domiciliar
Lixo industrial
Lixo hospitalar
Lixo eletrônico (pilhas e baterias)
Equipamentos Eletroeletrônicos
Tintas
Produtos químicos
Gesso
Lâmpadas
Animais mortos
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e Região
Veja mais notícias sobre a região na página do g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.