Picos de altas temperaturas provocam recorde no consumo de energia, alerta ONS

O chamado submercado Sul, que contempla os três Estados do Sul do Brasil, registrou, nesta semana, o recorde de carga média diária de energia, ou seja, o máximo de demanda de consumo para um dia, de acordo com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

Na última quarta-feira, de acordo com o Informativo Preliminar Diário da Operação (IPDO), a carga verificada foi de 18.416 megawatts médios (MWm), impulsionado pela onda de calor nos últimos dias. Na quinta, houve redução para 17.809 MWm. Os dados ainda devem ser consolidados pelo ONS.

Há um alerta de grande perigo de altas temperaturas, emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em vigor até a noite da próxima segunda-feira, e que contempla quase todo o Rio Grande do Sul, com exceção do Litoral e Serra, além de uma parte pequena do sudoeste de Santa Catarina.

“O indicador de carga é referente ao consumo do dia todo, dividido pelo número de horas do dia. Há diferenças entre estes dois parâmetros. Em termos energéticos, é mais fácil para a transmissão conseguir entregar uma energia que não tenha picos. 

De acordo com a ONS, todos os subsistemas do país, de Norte a Sul, estão com bons níveis de água em seus reservatórios, afastando o risco de desabastecimento e fazendo com que a bandeira tarifária nas contas de luz permaneça verde, sem aumento na tarifa. Em reunião realizada na última quarta-feira, a ONS divulgou que o mês de janeiro terminou com níveis de 64% de energia armazenada nas barragens do país, três pontos percentuais acima do verificado no mesmo período de 2024. No Sul, o índice local foi de 61%.

ar-condicionado

Segundo a reportagem apurou, o movimento num modo geral no comércio de Alegrete, está calmo, porém, entre os produtos típicos da época, o ventilador é o mais procurado e comercializado entre as lojas. O servidor de uma loja de eletrodomésticos completou dizendo, a cada dez produtos vendidos, sai um ar-condicionado, custa muito mais barato em relação aos condicionadores de ar, mas produtos de verão estão em alta com o aumento de temperatura no Município.

Fonte: Diário da Operação

O post Picos de altas temperaturas provocam recorde no consumo de energia, alerta ONS apareceu primeiro em Alegrete Tudo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.