O uso do ar-condicionado e a relação com problemas respiratórios; saiba dicas

Com a chegada das altas temperaturas, cresce o uso do ar-condicionado nas empresas e, também, em ambientes domésticos. O aparelho pode causar tosse, espirros e coriza, além de aumentar os sintomas em quem sofre com rinite ou sinusite. No conteúdo a seguir, saiba mais detalhes! 

Uso do ar-condicionado
Reprodução/Pinterest

Problemas respiratórios e o uso do ar-condicionado

As rinites não alérgicas, causadas por fatores externos, como a mudança de temperatura, são diretamente ligadas pelo uso do ar-condicionado.  “A rinite alérgica é tratada com a imunoterapia, ou seja, a vacina adequada. Já a rinite não alérgica não tem tratamento via vacina e é preciso evitar o que desencadeia a reação”, contra o médico Paulo Mendes Junior, especialista em otorrinolaringologia.

Já as sinusites são causadas por infecções virais ou bacterianas, e também por reações alérgicas, como as mudanças de temperatura do aparelho. Assim como a rinite, o principal fator é evitar o que provoca a reação alérgica. “O principal é fazer a lavagem nasal com soro fisiológico, isto é fundamental para evitar os sintomas. Com a lavagem o nariz fica limpo, evitando o ressecamento das vias áreas”, explica doutor Mendes Junior.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Por fim, mas não menos importante: a manutenção do ar-condicionado. O aparelho deve ser limpo com frequência, os filtros devem ser trocados regularmente, assim como os dutos devem passar por manutenção constante. 

Gostou do conteúdo? Então, Cadastre seu e-mail para receber mais dicas de bem-estar da Like Magazine.

O post O uso do ar-condicionado e a relação com problemas respiratórios; saiba dicas apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.