Tesouro esclarece dúvidas sobre títulos; analista apaga vídeo das redes sociais

Paulistano fatura o prêmio de R$ 500 mil da Loteria Federal

Após a repercussão das críticas feitas pela analista de renda fixa Marília Fontes ao título Tesouro IPCA+ 35, o Tesouro Nacional emitiu um esclarecimento detalhando os critérios de precificação dos seus papéis e reforçando o compromisso com a transparência e proteção ao investidor. O órgão destacou que a variação das taxas segue as movimentações do mercado secundário e que os títulos ofertados no Tesouro Direto refletem as condições de demanda e oferta de títulos públicos federais.

Resposta oficial do Tesouro Nacional

O Tesouro destacou que:
🔹 O Tesouro Direto democratiza o acesso aos títulos públicos, oferecendo papéis similares aos negociados em leilões tradicionais.
🔹 As taxas são atualizadas ao longo do dia conforme negociações no mercado secundário.
🔹 A precificação do IPCA+ 35 e outros títulos sem cupons se baseia nas NTN-Bs, refletindo corretamente as condições do mercado.
🔹 Em momentos de alta volatilidade, negociações podem ser suspensas para evitar distorções nos preços.
🔹 Os títulos passam por revisões periódicas, garantindo variedade e equilíbrio nas opções de investimento.

O órgão reafirmou seu compromisso com a educação financeira e proteção ao investidor, assegurando que não houve mudanças na política de precificação.

Marília Fontes apaga post e promete revisão dos cálculos

Nesta quinta-feira (6) a analista Marília Fontes, sócia da Nord Research, apagou sua publicação original no qual criticava a precificação do Tesouro IPCA+ 2035 e levantava dúvidas sobre a transparência do programa.

Em um novo post, Marília reconheceu que alguns apontaram possíveis erros em seus cálculos sobre o spread dos títulos e, para evitar desinformação, optou por excluir a publicação. A analista afirmou que irá revisar os números, aguardar um posicionamento oficial do Tesouro e, assim que tiver uma nova análise, irá compartilhar suas conclusões em vídeo.

“Pessoal, alguns levantaram a possibilidade de um erro nos meus cálculos sobre o spread do Tesouro. Para evitar qualquer desinformação e injustiça, optei por remover o post e revisar os números mais uma vez e também aguardar um posicionamento oficial do Tesouro e, assim que tiver novidades, trago um vídeo explicando tudo para vocês.”

Confira a resposta oficial do Tesouro na íntegra:

O Tesouro Nacional reforça os principais objetivos do Programa Tesouro Direto (TD), concebido no início dos anos 2000, quais sejam a democratização do acesso a títulos públicos, a disseminação do conceito de dívida pública, o incentivo à formação de poupança de médio e longo prazos e a diversificação da base de demandantes dos títulos públicos. O programa tem por princípio disponibilizar para o pequeno investidor títulos semelhantes ou iguais aos ofertados nos leilões tradicionais semanais. Os preços e as taxas dos títulos do TD são atualizados pelo menos três vezes ao dia, com o objetivo de refletir as negociações ao longo do dia no mercado secundário de títulos públicos federais.

No caso dos títulos Tesouro IPCA+, Tesouro Educa+ e Tesouro Renda+, em particular, ofertados exclusivamente no Tesouro Direto, apesar da ausência de um mercado secundário com as mesmas características dos títulos tradicionais, é possível obter seus preços e taxas esperados, valendo-se dos dados do mercado dos títulos Tesouro IPCA+ com juros semestrais, as Notas do Tesouro Nacional Série B (NTN-B). Ou seja, partindo dos dados do mercado secundário de títulos que possuem cupons, é possível extrair os valores que teria uma curva com os mesmos títulos sem cupons1. Esse processo considera que títulos com o mesmo vencimento podem ter “durations2” diferentes, dependendo da existência ou não de pagamentos de cupons.

O gráfico abaixo ilustra o comportamento das taxas das NTN-B nos últimos doze meses. Observa-se que, ao longo desse período, a curva estimada dos juros reais apresentou um aumento de nível, ou seja, taxas de juros crescentes, ao passo que sua inclinação diminuiu, o que significa, de forma simplificada, que títulos com prazos mais curtos passaram a apresentar taxas relativamente mais elevadas. Tal dinâmica reflete as expectativas do mercado em relação ao cenário econômico, especialmente no que diz respeito às políticas monetária e fiscal, tanto internas quanto externas, bem como reflete a dinâmica de demanda e oferta pelos títulos públicos.

Gráfico 1 – Curva de juros reais (NTN-B)

No gráfico acima, também é possível observar que, independentemente da inclinação, a curva de juros das NTN-B não é linear. A taxa varia conforme o prazo, frequentemente exibindo picos que refletem as negociações no mercado secundário.

Adicionalmente, o Tesouro Nacional destaca o compromisso de proteger o investidor, suspendendo negociações nos casos de elevada volatilidade e evitando, assim, a realização de operações a preços e taxas que não reflitam corretamente as condições do mercado de títulos públicos federais (mercado secundário). No caso de suspensão temporária das negociações, os investidores podem realizar agendamentos para investimentos e resgates na plataforma do programa, que serão liquidados com os preços e taxas disponibilizados na reabertura do mercado.

Por fim, anualmente, o Tesouro Direto revisa a disponibilidade de seus títulos para investimento, renovando o conjunto de títulos disponíveis, isto é, aqueles que podem ser adquiridos pelos investidores em determinado momento. Essas alterações seguem regras que garantem a variedade de títulos do Tesouro Direto e mantêm prazos de referência semelhantes ao longo do tempo. É importante ressaltar que os títulos que não estão mais disponíveis para novas aplicações seguem disponíveis para resgate a qualquer momento ou podem permanecer na carteira de investimentos até o vencimento. Também é importante reforçar que as precificações dos títulos públicos refletem suas características individuais e as condições vigentes de mercado, não havendo nenhuma alteração na política de disponibilização das taxas de juros de compra ou venda.

O Tesouro Nacional seguirá promovendo a educação financeira, que constitui uma valiosa contribuição do programa à sociedade.

O post Tesouro esclarece dúvidas sobre títulos; analista apaga vídeo das redes sociais apareceu primeiro em BM&C NEWS.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.