Entenda como planejar a iluminação para pé-direito alto ou duplo

A iluminação adequada é tão importante quanto a decoração, a disposição do mobiliário e a escolha de cores para os espaços. E quando os ambientes são definidos com pé-direito alto ou duplo, deve-se ter ainda mais atenção para fazer boas e funcionais escolhas para o projeto luminotécnico. Especialista no tema, a Yamamura preparou algumas dicas, confira.

Ouça a Like Magazine no Spotify

Qual a diferença entre pé-direito padrão, alto e duplo?

O pé-direito é a distância vertical entre o piso e o teto. O que diferencia os três são as medidas. Enquanto o pé-direito padrão pode ter variação entre 2,5 a 2,8 metros de altura, o pé-direito alto apresenta entre 3 m e 4 m, o pé-direito duplo tem em média entre 5 e 6 metros.

Grande parte das pessoas deseja ter tetos mais altos pela imponência, estética diferente possibilidades de decoração. Porém, há outras vantagens: mais ventilação e ampliação, e mais incidência de luz natural.

Para os ambientes com pé-direito alto e pé-direito duplo é necessário pensar ainda mais em produtos adequados, que atendam a necessidade do espaço e proporcione uma iluminação funcional. Dessa forma, é recomendado buscar um parecer de profissional especialista na área.

Escolha de luminárias

Ao optar pelas luzes e luminárias, é importante garantir conforto visual e eficiência luminosa. Assim, lustres e pendentes são ideais, pois permitem que a luz fique mais próxima das áreas de uso. Modelos grandes, com múltiplos pontos de luz e alturas variadas, ajudam a preencher o espaço e evitar a sensação de vazio.

  • Newsletter: Cadastre seu e-mail para receber os conteúdos da Like Magazine

Iluminação técnica e complementar

Luminárias focais (como trilhos com spots ajustáveis ou pendentes direcionáveis) distribuem a luz para áreas estratégicas com um facho mais concentrado. Já, as luminárias difusas fixas no teto evitam que o ambiente fique escuro na parte superior. Mas, devem ter alta potência. Vale lembrar que luminárias de apoio, como abajures e luminárias de piso ou de mesa, criam um clima aconchegante e são necessárias para deixar a decoração mais acolhedora.

Ambiente branco com escada, banco escuro e pendentes em esferas
Divulgação/Chandelie

Dicas para cada ambiente

Escritórios e áreas de trabalho – Priorize as luzes focais de alta eficiência para melhor visibilidade.

Dormitórios e espaços de descanso – Planeje uma iluminação indireta e difusa para ter mais aconchego.

Salas e halls – Tenha peças com iluminação de mais impacto, isso trará destaque para os espaços.

Efeito Wall-Washing

Para destacar texturas, acabamentos e decoração, considere aplicar o efeito Wall-Washing, que consiste em ter uma ou mais luminárias difusas junto à parede. A técnica cria uma iluminação que desliza suavemente pela parede, proporcionando sofisticação ao ambiente.

Gosta dos conteúdos? Então acompanhe a Like Magazine também pelo Instagram.

O post Entenda como planejar a iluminação para pé-direito alto ou duplo apareceu primeiro em Like Magazine.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.